• Enviar por e-mail

Está no ar a nova homepage do Tribunal de Contas de Santa Catarina (www.tce.sc.gov.br), na Internet, adaptada a dispositivos móveis e com leiaute que valoriza as mídias tradicionais e sociais, além dos serviços prestados pela Instituição. Lançada na semana do aniversário de 63 anos de criação do TCE/SC, a iniciativa valoriza os diferentes perfis de usuários — fiscalizados, imprensa, servidores do TCE/SC e cidadãos em geral —, facilita a navegação e leitura em smartphones e tablets, e fortalece o acesso a informações de interesse público. O design, totalmente flexível para vários tamanhos de telas, reduz a necessidade de utilizar o excesso de rolamento e redimensionamento para permitir a leitura do conteúdo. 

Com os avanços tecnológicos, a consulta a sites via equipamentos móveis vem crescendo cada vez mais, pois são recursos que podem ser utilizados de todos os lugares do mundo de forma rápida. De acordo com pesquisa realizada pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), em 2016,  43% dos entrevistados — foram ouvidas 23.751 pessoas acima de 10 anos em 350 municípios brasileiros sobre o uso de tecnologias de informação e comunicação nos domicílios — usavam só o celular para acessar a internet, enquanto 6%, só o computador. Os demais usavam as duas formas (Saiba mais 1).

E o Tribunal de Contas quer acompanhar esta tendência. Por enquanto, o número de acessos ao Portal por dispositivos móveis ainda é pequeno. Conforme relatório do Google Analytics, no primeiro semestre de 2018, das 90.132 consultas feitas, 15.331 (16,91%) foram por celulares, 767 (0,85%), por tablets e 74.555 (82,24%), por desktops. Agora, com o design responsivo, a expectativa é que esse fluxo aumente.

O projeto foi desenvolvido, este ano, por servidores lotados no Gabinete da Presidência, na Diretoria de Informática (DIN) e na Assessoria de Comunicação Social (Saiba mais 2). Segundo o coordenador do trabalho, assessor da Presidência Rafael Queiroz Gonçalves, novas etapas serão necessárias para que o Portal fique responsivo na sua totalidade, especialmente nas áreas que direcionam para alguns sistemas e nos espaços da Ouvidoria, do Instituto de Contas, da Biblioteca e Imprensa.

 

Conteúdo

Na página de abertura do Portal, os serviços, identificados por ícones, foram organizados de acordo com o público-alvo — fiscalizado, cidadão, imprensa e servidor. Além das notícias em texto e áudio, mereceram atenção especial as mídias sociais — Twitter e Youtube —, espaços alimentados pela Assessoria de Comunicação Social (Acom). Na área Destaques, os banners foram ampliados para facilitar a visualização e leitura.

No topo, no caso dos desktops, é possível acessar a Ouvidoria e o TCE Virtual. Em dispositivos móveis, tais áreas foram deslocadas para o menu oculto, localizado ao lado da logomarca do Órgão, no canto esquerdo da tela, junto com as mídias sociais. Já, no rodapé, foram disponibilizados as logos das lojas de aplicativos para smartphones, para que os interessados baixem as ferramentas desenvolvidas pelo Tribunal, e informações em cumprimento à Lei de Acesso à Informação.

Desde 2012, a Instituição vem aprimorando a forma de divulgar as suas atividades, com a implantação, no mesmo ano, do serviço radiofônico — Rádio TCE/SC —, da página oficial de notícias, no Twitter@TCE_SC —, e do canal Tribunal de Contas SC, no Youtube. Em dezembro de 2017, pelo Youtube, o Órgão passou a transmitir as sessões do Pleno, ao vivo — antes era apenas pelo Portal —, em agosto de 2018, as sessões de julgamento das licitações — como determina a Lei nº 17.493/18 — e, recentemente, em setembro, lançou o Conexão TCE/SC, série de vídeos com entrevistas, conteúdos institucionais, prestação de serviços e cobertura jornalística de eventos realizados.

A homepage responsiva se insere na estratégia do Tribunal de Contas de contribuir para a implantação de uma cultura de acesso à informação, que também valoriza novas possibilidades de conexão com os usuários.

 

Aplicativos

A criação de aplicativos para celular são outras iniciativas que demonstram a preocupação do Tribunal de Contas com a transparência dos seus serviços e em estimular o exercício do controle social da gestão pública. Em novembro do ano passado, foi disponibilizado o “TCE Sessões”, que permite a consulta aos processos pautados nas sessões do Pleno, a solicitação de sustentação oral ou de preferência na ordem de discussão e do julgamento de matérias. Agora, em 2018, foram colocadas à disposição dos interessados as ferramentas “DOTC-e” e “Sala Virtual” e, ainda, o aplicativo “Entricon”.

Acesso às edições do Diário Oficial Eletrônico da Instituição, recebimento de notificações automáticas, buscas por palavras-chaves são os principais benefícios do DOTC-e. Já pelo “Sala Virtual” é possível fazer pesquisas nos processos em tramitação no TCE/SC, a partir da visualização de todas as peças — relatórios da área técnica, pareceres do Ministério Público de Contas, relatórios e votos dos relatores, decisões —, e, ainda, obter informações relacionadas às sessões em que os processos foram pautados. O “Entricon” reúne todas as informações sobre o VI Encontro Nacional dos Tribunais de Contas, evento que será promovido, em Florianópolis, de 28 a 30 de novembro, pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil e pela Corte catarinense.

 

Saiba mais 1: Sobre o Cetic.br

É responsável pela produção de indicadores e estatísticas sobre a disponibilidade e uso da Internet no Brasil.

Divulga análises e informações periódicas sobre o desenvolvimento da rede no País.

É um Centro Regional de Estudos, sob os auspícios da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Fonte: http://www.cetic.br/

 

Saiba mais 2: A equipe

- Rafael Queiroz Gonçalves (coordenador) – Presidência

- Francisco Luiz Ferreira Filho – DIN

- Wallace da Silva Pereira – DIN

- Trícia Munari Pereira – DIN

- Mauro Sérgio Silva – DIN

- Everton Pereira Martins – DIN

- Luciano Silva – DIN

- Lúcia Helena Fernandes de Oliveira Prujá – Acom

- Ana Sofia Carreço de Oliveira - Acom  

- Rafael Martini – Acom

- Cláudio Cherem de Abreu

 

Enviar conteúdo por e-mailX

Separe os endereços por vírgula