Vice-presidente do TCE/SC visita Secex/SC do TCU, para intercâmbio de tecnologias de informações estratégicas | Tribunal de Contas SC
  • Enviar por e-mail

O vice-presidente do Tribunal de Contas de Santa Catarina, conselheiro Adircélio de Moraes Ferreira Junior, participou, no dia 14 de novembro, de reunião na Secretaria de Controle Externo (Secex) no Estado de Santa Catarina do Tribunal de Contas da União. Na oportunidade, Ferreira Jr. entregou ao secretário do TCU, Waldemir Paulino Paschoiotto, ofício da presidência da Corte catarinense autorizando o acesso do TCU ao painel de informações do sistema e-Sfinge BI, desenvolvido em parceria com o Ministério Público estadual.

Durante a visita, o auditor federal de controle externo do TCU, Markus Buhatem Koch, apresentou aplicações desenvolvidas pela Corte de Contas da União para análise de dados da execução orçamentária, compras e recursos de transferências utilizadas nas análises e nos trabalhos de auditoria.

Merecem destaque os sistemas DGI Consultas, Alice e o painel da matriz de risco da rede Infocontas, todos disponibilizados para visualização por meio do Labcontas, que é acessado no âmbito do Núcleo de Informações Estratégicas do TCE/SC mediante usuário e senha.

O sistema DGI Consultas possibilita a realização de consultas a um ou a um grupo de CPFs ou de CNPJs, retornando todas as informações a respeito disponíveis nas bases de dados do TCU.

O sistema Alice analisa diariamente o Diário Oficial da União e tipologias de todos editais e atas de pregões realizados por meio do Comprasnet, o Portal de Compras do Governo Federal, que também está disponível gratuitamente para Estados e Municípios e entidades da administração federal indireta. 

Também foi objeto de apresentação o sistema que analisa tipologias de classificação de risco em transferências, que incorpora análise preditiva de risco.

O secretário do TCU colocou a estrutura da Secex/SC à disposição do Tribunal catarinense e demonstrou interesse na realização de trabalhos de fiscalização em conjunto.

Além de Ferreira Jr., participaram da reunião a assessora da vice-presidência Andreza de Morais Machado e o Coordenador do Núcleo de Informações Estratégicas Nilsom Zanatto.

Enviar conteúdo por e-mailX

Separe os endereços por vírgula