TCE/SC e Associações de Municípios promovem seminário para orientar gestores municipais eleitos

Submitted by admin on seg, 05/11/2012 - 13:40

Leia o texto do áudio na íntegra

TCE Informa

(repórter)

O Tribunal de Contas de Santa Catarina e Associações de Municípios promovem, a partir desta semana, Seminários Regionais para Novos Gestores Municipais. O evento tem a parceria da Federação Catarinense de Municípios - Fecam e do Ministério Público do Estado de Santa Catarina. Serão quinze etapas. O objetivo é orientar os eleitos sobre questões de gestão pública. Os Seminários integram o programa “TCE Orienta Itinerante”. Como informa o conselheiro Adircélio de Moraes Ferreira Júnior.

(conselheiro)

O objetivo é discutir aspectos importantes no que diz respeito à aplicação dos recursos públicos, a gestão do administrador, a legalidade dos atos, enfim, contribuir de alguma forma para a otimização dos resultados da gestão municipal.

(repórter)

As inscrições estão abertas e devem ser feitas no site da Escola de Gestão Pública Municipal (www.egem.org.br). Para o conselheiro, o evento se torna mais importante por conta da renovação dos prefeitos nas eleições deste ano.

(conselheiro)

Esse encontro ganha uma importância ainda maior quando a gente observa o alto nível de renovação que houve nos quadros da administração pública municipal. A ideia é justamente dar uma contribuição para esses novos administradores, para que eles possam iniciar bem, com o pé direito, o seu mandato que se avizinha.

(repórter)
A agenda começa nesta segunda-feira, dia cinco de novembro em São Miguel do Oeste e Maravilha. Na terça, dia seis, em São Lourenço do Oeste e na quarta-feira, dia sete, em Chapecó. O conselheiro Adircélio de Moraes Ferreira Júnior destaca o papel orientador do TCE.

(conselheiro)

O Tribunal de Contas tem a missão constitucional de fiscalizar a boa aplicação do gasto público, mas ele também tem a importante tarefa de orientar os gestores a fim de evitar e prevenir equívocos. Talvez mais importante do que você punir, seja justamente você, através de uma atuação preventiva, orientar os administradores públicos para que eles possam melhor executar suas funções.

(repórter)
Os Seminários Regionais para Novos Gestores Municipais vão até o dia cinco de dezembro.

Agência TCE/SC