menu

Grupo de Educação Corporativa consolida programa de capacitação dos tribunais de contas do país

Submitted by admin on qua, 05/12/2012 - 13:44

TCE Informa

 

Grupo de Educação Corporativa consolida programa de capacitação dos tribunais de contas do país

 

(apresentador)

O Grupo de Educação Corporativa (GEC) realizou nesta segunda e terça, na sede do Tribunal de Contas de Santa Catarina, em Florianópolis, a última reunião técnica do ano. O evento possibilitou uma avaliação das atividadesdo GEC— grupo temático do Programa de Modernização do sistema de Controle Externo dos Estados, Distrito Federal e Municípios Brasileiros (Promoex) —, em 2012.

 

(repórter)

O Grupo priorizou três grandes áreas: a consolidação da rede de educação corporativa, a realização do Programa Nacional de Educação Compartilhada dos tribunais de contas e a implantação de Atividades de Ensino à Distância.

 

Na avaliação da coordenadora do GEC, Joseane Aparecida Corrêa, diretora-executiva do Instituto de Contas (Icon), a Escola de Governo do TCE/SC, o balanço do ano foi positivo. Segundo ela, o fortalecimento do processo de comunicação entre as unidades de educação corporativa possibilitou a troca de experiências e o compartilhamento de soluções.

 

(coordenadora)

Nós conseguimos manter um fluxo de comunicação contínuo durante este período. Há, em alguns momentos, algumas dificuldades, mas a gente tem superado através da lista de emails, através do uso de tecnologia da informação, de web conferência. Nós temos nos mantido, então, atuando em rede.

 

(repórter)

Organizado pelo Grupo e promovido pelo Instituto Rui Barbosa (IRB), o Programa Nacional de Educação Compartilhada ofertou, numa parceira com o Instituto Serzedello Corrêa, do Tribunal de Contas da União, diversos cursos de capacitação.

 

(coordenadora)

O Instituto Serzerdello Corrêa ofereceu quatro cursos presenciais na área de auditoria. Mais um curso presencial na área de gestão de pessoas. Vários cursos à distância, que eu destaco o curso de auditoria governamental com 80 horas/aula. E outros cursos nas áreas de licitação, prestação de contas, convênios, dentro do programa de capacitação dos servidores públicos. Então nesses cursos oferecidos à distância, que já estão consolidados dentro do catálogo de cursos do TCU, foram distribuídas as vagas entre os tribunais. E nós, então, conseguimos mais de 1.500 vagas ofertadas durante o ano de 2012.

 

(repórter)

Para Joseane Aparecida Corrêa, uma das prioridades para 2013 do Grupo de Educação Corporativa será a padronização da contratação de docentes para os cursos de capacitação.

 

(coordenadora)

Um projeto que é sobre a contratação de docentes que nós estamos tentando definir um padrão para as escolas no que diz respeito à contratação de instrutores internos e externos. Então, a primeira fase foi apresentada no Educorp, com um levantamento, uma pesquisa feita nos tribunais. E, agora, esse projeto continuou para 2013 para ser elaborada uma instrução.

 

(repórter)

O Grupo de Educação Corporativa é integrado por representantes dos 34 Tribunais de Contas do país.

 

TCE Informou

 

Tempo: 03’08’’

 

Autor
Agência TCE/SC
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques