menu

TCE/SC faz balanço parcial da programação das auditorias técnicas

Submitted by admin on qui, 06/12/2012 - 15:07

TCE Informa

 

TCE/SC faz balanço parcial da programação das auditorias técnicas

 

(apresentador)

A Diretoria-Geral de Controle Externo do Tribunal de Contas de Santa Catarina fez um balanço parcial da Programação de Fiscalização, que começou em abril deste ano e vai terminar em março de 2013.

 

(repórter)

Na programação estava prevista a realização de 132 auditorias pelas diretorias técnicas, entre operacionais e de regularidade, em unidades sujeitas à jurisdição do Tribunal. Durante o exercício, foram incluídas mais oito auditorias. Do total então de 140, 72,85% já foram realizadas, ou seja, 102.

 

O diretor-geral de Controle Externo, Luiz Carlos Wisintainer, explica.

 

(diretor)

As auditorias são importantes até para que nós possamos fazer uma avaliação pouco mais aprimorada, um pouco mais aprofundada sobre determinado assunto. Como nós chamamos tecnicamente de Temas de Maior Relevância. E em cima desses temas, nós fizemos as auditorias, dentro de critérios, materialidade, ou seja, o valor, até mesmo o risco. E a programação em si passa a ser importante porque é a partir disso é que nós fizemos o nosso planejamento das auditorias para cada um dos períodos, que se inicia a partir do dia primeiro de abril e termina sempre no último dia de março de cada ano.

 

(repórter)

Entre os Temas de Maior Relevância, que estão orientando as atividades de fiscalização, destaque para saúde, educação, controle interno, segurança pública, saneamento básico, folha de pagamento, hospitais e transferências de recursos públicos a entidades sem fins lucrativos. 

 

(diretor)

Para iniciarmos a nossa programação, precisamos dos temas em que serão abordados em cada uma das diretorias. Esses temas são levados a consideração dos próprios gabinetes de conselheiros.

 

(repórter)

Para o diretor, as auditorias garantem maior efetividade do controle externo e acabam dando visibilidade ao trabalho do Tribunal de Contas.

 

(diretor)

A partir do momento em que o Tribunal sai de sua estrutura física, passa a trabalhar essas auditorias no local, o que nós chamamos tecnicamente ‘in loco’ na prefeitura ou em alguma unidade do estado, começa a ter a visibilidade do próprio órgão Tribunal de Contas. É uma atribuição do Tribunal de Contas fazer as fiscalizações.

 

TCE Informou

Tempo 02’27’’

 

Autor
Agência TCE/SC
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques
Rádio TCE/SC