menu

TCE Notícias

Submitted by admin on sex, 07/12/2012 - 13:43

(TCE Notícias)

 

Escalada

 

- TCE/SC faz balanço parcial da programação das auditorias técnicas

 

- Sorteio definirá relator das Contas 2013 do Governo do Estado

 

- Nesta edição do TCE Notícias, em um minuto.

  

(break)

No Portal do Tribunal de Contas de Santa Catarina, no endereço www.tce.sc.gov.br, todo cidadão pode conferir as decisões do TCE sobre as contas do Governo do Estado. No item “Contas Públicas”, estão disponíveis os pareceres prévios desde 1996. Além disso, é possível acessar os relatórios técnicos a partir de 2007. O TCE também publica os Pareceres Prévios sobre as Contas Prestadas pelo Governador do Estado anualmente, no item "Publicações" do site do Tribunal. No espaço, ainda está disponível a versão simplificada da análise do TCE, a série Para onde vai o seu dinheiro, desde o exercício de 2002. O interessado pode solicitar um exemplar pelo email: publicacoes@tce.sc.gov.br.

 

(abertura)

 

(apresentador)

Olá, esse é o TCE Notícias que começa com os principais fatos da semana relacionados ao Tribunal de Contas de Santa Catarina.

 

(Aconteceu1)

 

(Apresentador)

Terminaram nesta semana os Seminários para Novos Gestores, promovidos pelo TCE/SC e as Associações de Municípios, com apoio da Federação Catarinense de Municípios (Fecam) e do Ministério Público do Estado.

 

(repórter)

O projeto percorreu todo o Estado. As últimas capacitações foram na Região do Meio-Oeste. Na segunda-feira, dia 3, em Joaçaba e Videira. E na terça, dia 4, em Curitibanos.

 

(Aconteceu2)

 

(Apresentador)

O TCE sediou na terça-feira e na quarta, em Florianópolis, o IV Encontro Técnico do Grupo Temático de Gestão de Pessoas do Programa de Modernização do Sistema de Controle Externo dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios Brasileiros (GGP/Promoex).

 

(repórter)

O evento fez parte do calendário do Programa de Modernização e é coordenado pelo GGP/Promoex com a colaboração do Grupo de Educação Corporativa (GEC/Promoex) e a chancela do Instituto Rui Barbosa (IRB). A organização foi do Instituto de Contas (Icon), a Escola de Governo do TCE. A coordenadora nacional do GGP, a servidora do TCE, Martha Godinho Marques, destaca a importância.

 

(coordenadora)

A sistemática dos grupos temáticos do Promoex é realizar anualmente encontros técnicos. E aí com o objetivo de compartilhar soluções, trocar experiências, ver quais as ações que deram certo nos tribunais e que podem também ser utilizadas em outros. Então, a ideia principal é a troca de experiência e busca de soluções compartilhadas.

 

(Aconteceu3)

 

(apresentador)

O Grupo de Educação Corporativa (GEC) realizou na segunda e terça, na sede do TCE, a última reunião técnica do ano. O evento possibilitou uma avaliação das atividadesdo GEC— grupo temático do Programa de Modernização do sistema de Controle Externo dos Estados, Distrito Federal e Municípios Brasileiros (Promoex) —, em 2012.

 

(repórter)

O Grupo priorizou três grandes áreas: a consolidação da rede de educação corporativa, a realização do Programa Nacional de Educação Compartilhada dos tribunais de contas e a implantação de Atividades de Ensino à Distância. Na avaliação da coordenadora do GEC, Joseane Aparecida Corrêa, diretora-executiva do Instituto de Contas (Icon), o balanço do ano foi positivo.

 

(coordenadora)

Nós conseguimos manter um fluxo de comunicação contínuo durante este período. Há, em alguns momentos, algumas dificuldades, mas a gente tem superado através da lista de emails, através do uso de tecnologia da informação, de web conferência. Nós temos nos mantido, então, atuando em rede.

 

(destaque1)

 

(apresentador)

Marcado inicialmente para acontecer na quarta-feira, dia 5, o “Seminário Estadual sobre o Fundeb: Orientações do TCE/SC” foi adiado para o dia 20 de março de 2013. A solicitação do adiamento partiu do Conselho Estadual de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, um dos co-promotores do evento.

 

(destaque2)

 

(apresentador)

A Diretoria-Geral de Controle Externo do Tribunal de Contas de Santa Catarina fez um balanço parcial da Programação de Fiscalização, que começou em abril deste ano e vai terminar em março de 2013.

 

(repórter)

Na programação estava prevista a realização de 132 auditorias pelas diretorias técnicas, entre operacionais e de regularidade, em unidades sujeitas à jurisdição do Tribunal. Durante o exercício, foram incluídas mais oito auditorias. Do total então de 140, 72,85% já foram realizadas, ou seja, 102. O diretor-geral de Controle Externo, Luiz Carlos Wisintainer, explica.

 

(diretor)

As auditorias são importantes até para que nós possamos fazer uma avaliação pouco mais aprimorada, um pouco mais aprofundada sobre determinado assunto. Como nós chamamos tecnicamente de Temas de Maior Relevância. E em cima desses temas, nós fizemos as auditorias, dentro de critérios, materialidade, ou seja, o valor, até mesmo o risco.

 

(repórter)

Entre os Temas de Maior Relevância, que estão orientando as atividades de fiscalização, destaque para saúde, educação, controle interno, segurança pública, saneamento básico, folha de pagamento, hospitais e transferências de recursos públicos a entidades sem fins lucrativos.

 

(Agenda TCE)

 

(Apresentador)

De hoje até domingo, o TCE/SC participa da programação do projeto “O que você tem a ver com a corrupção?”, uma iniciativa do Ministério Público de Santa Catarina.

 

(repórter)

Serão desenvolvidas ações nos municípios de Florianópolis, Joinville, Balneário Camboriú, Araranguá, Porto União e Brasília. Informações no site: www.oquevocetemavercomacorrupcao.com

 

(apresentador)

Na sessão do Pleno do Tribunal de Contas de segunda-feira, dia 10, às 14 horas, será realizado o sorteio dos relatoresdas Contas 2013 do Governo do Estado e dos municípiosde Santa Catarina.

 

 

(encerramento)

(apresentador)

Este jornal eletrônico é uma realização semanal da SLComunicações, sob a supervisão da Assessoria de Comunicação Social do TCE.

Produção e reportagens: Marco Aurélio Gomes

Edição e apresentação: Silvio Loddi

Queremos saber a sua opinião. Envie sugestões para radio@tce.sc.gov.br. Até a próxima edição.

 

Tempo total: 06’53’’

Autor
Agência TCE/SC
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques