Novos dirigentes do TCE/SC tomam posse no dia 1º de fevereiro

(TCE Informa)

Novos dirigentes do TCE/SC tomam posse no dia 1º de fevereiro

(Apresentador)

Em sessão especial do Tribunal de Contas de Santa Catarina, marcada para às cinco horas da tarde desta sexta-feira, dia primeiro de fevereiro, tomarão posse os novos dirigentes da instituição. O conselheiro Salomão Ribas Junior assume a presidência do TCE/SC para o biênio 2013/2014. O conselheiro Luiz Roberto Herbst será reconduzido ao cargo de vice-presidente e o conselheiro César Filomeno Fontes tomará posse como corregedor-geral.

(Repórter)

Várias autoridades já confirmaram presença, entre eles, o governador do Estado, Raimundo Colombo, o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Cláudio Barreto Dutra, o chefe do Ministério Público de Santa Catarina, o procurador-geral de Justiça Lio Marcos Marin, o presidente do Tribunal de Contas da União, ministro Augusto Nardes, o presidente da Fecam, Celso Zuchi, prefeito de Gaspar, além de conselheiros de tribunais de contas brasileiros, parlamentares, prefeitos, secretários estaduais e municipais.

O conselheiro Salomão Ribas Junior tem 67 anos e é natural de Caçador, Santa Catarina. Formado em Direito, foi bancário, jornalista e radialista. Ingressou no TCE em 28 de agosto de 1990. Foi presidente em 1995, 1996, 1999, 2000 e nas gestões 2001/2003 e 2003/2005. Será, portanto, a sétima vez em que ocupará o cargo. Foi também vice-presidente em 1991 e 1992.  Como conselheiro, foi presidente do Instituto Rui Barbosa (IRB) e da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon).

Na sessão em que foi eleito, o conselheiro ressaltou a importância de parcerias com instituições de ensino superior. E destacou outras áreas.

(conselheiro)

Nós não podemos deixar as forças do mercado, como a Federação das Indústrias, a Federação do Comércio, inteiramente alheias ao trabalho do Tribunal. É preciso que haja uma aproximação. Da mesma maneira, o Tribunal não pode ficar distante do Poder Legislativo Estadual e dos Poderes Legislativos Municipais. E precisa acentuar sua colaboração com os outros órgãos da sociedade civil organizada, como é o caso da Ordem dos Advogados, dos conselhos regionais de Economia, Administração e Contabilidade. Enfim, essas instituições podem dar uma contribuição grande ao melhor desempenho do Tribunal de Contas no combate ao desperdício, na verificação da regularidade da aplicação do dinheiro e no combate à corrupção.

(repórter)

O conselheiro Salomão Ribas Junior exerceu funções técnicas e ocupou diversos cargos no serviço público, destacando-se os de Secretário de Estado da Educação, da Casa Civil, da Imprensa, da Cultura, Esporte e Turismo, e da Saúde e Promoção Social. Foi deputado estadual por dois mandatos. É membro titular da Cadeira nº 38 da Academia Catarinense de Letras, sócio benemérito do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina.

(TCE Informou)

Tempo 03’10’’