TCE/SC capacita gestores para prestação de contas exclusivamente por meio eletrônico

Submitted by admin on sex, 03/05/2013 - 13:19

(TCE Informa)

(apresentador)

O Tribunal de Contas de Santa Catarina promove, no dia 7 de maio, treinamento para o envio eletrônico da prestação de contas dos municípios. A capacitação será no Oceania Convention Center, no balneário de Ingleses, em Florianópolis. O evento reunirá titulares de unidades gestoras municipais — prefeituras, câmaras, fundos, autarquias e fundações —, além de contadores e controladores internos das prefeituras, responsáveis por documentos que compõem a prestação de contas.

(repórter)

O treinamento é necessário já que o Tribunal de Contas aprovou, nesta segunda-feira, 29 de abril, processo normativo que altera a resolução nº TC-16/94. A norma determina a remessa, exclusivamente por meio eletrônico, da prestação de contas dos prefeitos, que deve representar adequadamente a posição financeira, orçamentária e patrimonial do município em 31 de dezembro. O prazo final para envio das informações e demonstrativos contábeis, relativas ao exercício de 2012, é 31 de maio.

(apresentador)

Atualmente, para elaborar o relatório das contas anuais, auditores da Diretoria de Controle dos Municípios (DMU) do Tribunal de Contas conferem as informações constantes nos balanços documentais, encaminhados ao TCE/SC até o dia 28 de fevereiro, com os dados cadastrados bimestralmente no Sistema de Fiscalização Eletrônica de Gestão (e-Sfinge).

(repórter)

Segundo o diretor da DMU, Kliwer Schmitt, o envio eletrônico dos dados vai agilizar a análise das contas pelos técnicos da diretoria, pois eliminará a fase de conferência. Os auditores também não vão precisar mais digitar as informações no aplicativo utilizado para a análise das contas, também disponível no e-Sfinge.

(apresentador)

O presidente do Tribunal de Contas, conselheiro Salomão Ribas Jr, fala dos benefícios do uso da tecnologia da informação.

(presidente)

O esforço para utilizarmos a tecnologia da informação e a transmissão de dados e informações por meio eletrônico já tem alguns anos em nosso Estado. E o Tribunal de Contas tem sido pioneiro em muitas soluções. No momento, o que nós vamos fazer é dar um passo a mais rumo à construção de um processo puramente eletrônico. Ele ainda é, no caso do Tribunal de Contas, parcialmente eletrônico. E nós não estamos satisfeitos com isso. É preciso avançar um pouco mais para que tenhamos mais informação eletrônica e menos papel. Para facilitar a transmissão, facilitar a interpretação e facilitar o andamento processual. No momento em que você muda o meio físico de suporte dos dados e informações que devem ser avaliados, deixando de lado o papel, a montagem clássica de um processo para passar a utilizar o meio eletrônico, a transmissão via internet e o giro internamente no Tribunal também por rede, você ganha, sem dúvida nenhuma, velocidade.

(repórter)

As inscrições para o treinamento devem ser feitas no site www.tce.sc.gov.br.Mais informações sobre o evento podem ser obtidas no Instituto de Contas — unidade responsável pelas atividades de capacitação do Tribunal —, por meio do e-mail apoioicon@tce.sc.gov.br ou do telefone (48) 3221-3834.

(TCE Informou)

Tempo 03’33’’