(Ouça

(TCE Informa)

(apresentador)

Os 228 mil estudantes de 1.106 escolas do ensino médio e da educação de jovens e adultos (EJA) da Rede Estadual podem participar da quarta edição do “TCE na Escola”, concurso de redação com o tema “Transparência e Cidadania”. A iniciativa visa promover o debate sobre a transparência como importante instrumento para que o cidadão possa exercer o controle da gestão pública. Os interessados têm até o dia 12 de setembro para redigir as crônicas em sala de aula, apoiados em atividades que poderão ser orientadas por um professor de qualquer disciplina. A coordenadora do “TCE na Escola”, Joseane Aparecida Correa, informa sobre produção do material e a seleção.

(coordenadora)

Primeiro, a seleção na turma que é feita pelo professor orientador que, com base no material que foi disponibilizado pelo TCE no hotsite, vai orientar os alunos a escreverem as redações sobre o tema. Depois da seleção na turma, é feita a seleção na escola, depois nas Gereds (Gerências Regionais de Educação). São 35 Gereds mais o Instituto de Educação (Florianópolis). E depois haverá a seleção dos cinco premiados pela comissão do concurso.

(apresentador)

Os vencedores são escolhidos por uma comissão formada por integrantes do Tribunal de Contas de Santa Catarina.

(coordenadora)

No TCE/SC, a Comissão do projeto é composta por representantes da Acom (Assessoria de Comunicação), Icon (Instituto de Contas), da área técnica, do Gabinete da Presidência, enfim, essa comissão é que irá selecionar (os vencedores).

(apresentador)

Nesta edição, o público-alvo são os alunos do Ensino Médio e da educação de jovens e adultos (EJA). Nas anteriores, o TCE/SC possibilitou a participação de estudantes do Ensino Fundamental. Joseane Correa explica.

(coordenadora)

O Tribunal procura fazer uma variação do Ensino Fundamental, do Ensino Médio, para oportunizar a participação de todos os estudantes. A expectativa é aproximar os estudantes da função realizada pelo Tribunal de Contas. Que eles tomem conhecimento sobre a função de controle, sobre a transparência, cidadania, o princípio republicano.

(apresentador)

Para auxiliar o trabalho de pesquisa do tema, o tribunal disponibilizou um hotsite, uma página específica do projeto com várias ferramentas, entre elas, um vídeo. Os materiais podem ser acessados no endereço: http://servicos.tce.sc.gov.br/concurso2017/. A coordenadora destaca o conteúdo da página.

(coordenadora)

Materiais impressos, com a folha de redação, a folha de inscrição. O Regulamento completo e o resumido. Links para sites sobre o controle, transparência. Artigos sobre o tema. E vão encontrar também um PowerPoint para facilitar a apresentação (pelos professores) e a atividade em sala de aula.

(apresentador)

Joseane Correa destaca o vídeo produzido pelo TCE/SC como orientação aos estudantes.

(coordenadora)

Um dos materiais mais importantes é o vídeo, que foi elaborado pela Acom com dois auditores fiscais. Este vídeo vai orientar essa discussão. E, assim, nós vamos aproximar aquele estudante da função de controle exercida pelo TCE/SC.

(apresentador)

Uma das novidades desta edição são duas mascotes que têm relação com o cotidiano dos jovens.

(coordenadora)

Como forma de aumentar a interação entre o Tribunal de Contas e o público-alvo, a Acom criou mascotes: um Mc e uma Dj que, por enquanto, ainda não têm nomes. Há uma enquete no hotsite para a escolha desses nomes.

(apresentadora)

Também nesta edição, o TCE/SC escolheu a crônica como o estilo da redação. Segundo Joseane Correa, a intenção foi facilitar a expressão do dia-a-dia dos jovens.

(coordenadora)

Porque a crônica é uma forma de oportunizar que os estudantes contem histórias. E que eles façam uma aproximação da vida, do cotidiano, com o controle. Como está a escola, como é o dia-a-dia deles. De eles se expressarem, de contarem suas histórias. 

(apresentador)

Os cinco primeiros colocados e seus professores receberão um notebook e uma viagem a Florianópolis, para participar da cerimônia de entrega da premiação, além de outras atividades culturais. Os alunos poderão estar acompanhados de um dos pais ou responsável. Os colegas de turma do estudante classificado em primeiro lugar serão contemplados com a mesma viagem à capital. E as cinco escolas dos estudantes vencedores ganharão um kit de livros de literatura, um notebook e um projetor portátil.

(TCE Informou)

Tempo: 04’ 51’’