Tribunal anuncia os vencedores do concurso de redação do Projeto TCE na Escola

Tribunal anuncia os vencedores do concurso de redação do Projeto TCE na Escola

(TCE Informa)

(apresentador)

O presidente do Tribunal de Contas de Santa Catarina, conselheiro Salomão Ribas, anunciou na sessão desta segunda-feira (11) os nomes dos alunos vencedores do segundo concurso de redação do projeto “TCE na Escola”. A aluna Thauani Gabrielli Iarochesski, de 13 anos, da Escola de Educação Básica Professor João Romário Moreira, de Jaraguá do Sul, foi a grande vencedora.

(repórter)

Em segundo ficou Brenda Luiza Matte, de 12 anos, aluna da Escola de Educação Básica São Luiz, de União do Oeste. Na terceira colocação, foi classificada Natalie Rodrigues, de 11 anos, aluna da Escola Básica Antônio Morandini, de Chapecó. O concurso teve a participação de 18.281 alunos de 693 turmas, do 6º e 7º anos, do ensino básico da rede estadual de ensino.

(apresentador)

As três vencedoras e seus orientadores serão premiados com tabletse suas escolas receberão kits de livros didáticos. As alunas ainda serão contempladas com uma viagem à capital junto com os professores orientadores, no período de 17 a 19 de novembro. A primeira colocada, Thauani Iarochesski, virá a Florianópolis acompanhada dos colegas de classe.

(repórter)

A solenidade de entrega dos prêmios está marcada para o dia 18 de novembro, às quatro horas da tarde, no plenário do TCE/SC, e contará com a participação do secretário de Estado da Educação, Eduardo Deschamps. O roteiro das vencedoras prevê visitas ao Projeto Tamar, que preserva tartarugas marinhas, na Barra da Lagoa e ao Palácio Cruz e Sousa, na praça XV de Novembro, no centro. O conselheiro Ribas Jr. comenta o sucesso do projeto TCE na Escola.

(presidente)

Esse projeto atingiu uma vez mais as suas finalidades. Ele tem por objetivo difundir entre os jovens, as crianças, notícia, informação sobre o que é e para que serve o Tribunal de Contas. E também, tem por objetivo despertar entre os jovens uma consciência crítica em relação ao uso do dinheiro público e a necessidade do controle social em relação a desperdício e a corrupção nos gastos públicos.

(apresentador)

As três redações vencedoras foram escolhidas por uma Comissão Julgadora Mista, integrada por representantes do TCE/SC e da Secretaria de Estado da Educação, a partir da avaliação de 35 trabalhos selecionados na etapa regional. A adequação ao tema, a qualidade da redação, a originalidade e o ineditismo foram os critérios que nortearam a avaliação dos trabalhos.

(repórter)

O presidente do Tribunal, conselheiro Salomão Ribas Jr., elogiou a qualidade das redações selecionadas.

(presidente)

A criançada está com uma visão muito clara, muito objetiva e muito esperançosa a respeito da operação dos órgãos de controle e do que pode fazer cada cidadão em particular, assumindo um compromisso de natureza ética no seu próprio comportamento e na vigilância em relação aos gastos públicos.

(TCE Informou)

Tempo:03’06’’