menu

Presidente do TCE/SC descarta prejuízo no planejamento de auditorias por causa da Copa e eleições

Submitted by admin on sex, 28/02/2014 - 13:40

Presidente do TCE/SC descarta prejuízo no planejamento de auditorias por causa da Copa e eleições

 

(TCE Informa)

 

(apresentação)

O presidente do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC), conselheiro Salomão Ribas Junior, destacou em entrevista para a Rádio TCE/SC, que a realização da Copa do Mundo no Brasil e as eleições não atrapalharão o calendário de auditorias que serão desenvolvidas pelo órgão. De acordo com o conselheiro, o trabalho no Tribunal não pode parar em função dos dois eventos.

 

(presidente)

Não é porque tem a Copa do Mundo que nós vamos deixar de trabalhar. No dia que tiver um jogo, a gente vai dar um horário especial. É da tradição brasileira. Mas não vamos parar um mês de trabalhar porque tem uma Copa do Mundo em andamento. Com todo o amor e apreço que nós, brasileiros, temos pelo futebol. E a eleição também não pode ser impeditiva. E eu acho errado o Tribunal de Contas diminuir as atividades em período eleitoral. Embora faça isso em alguns setores. É uma cautela que toma para evitar a especulação eleitoral de seu trabalho. Mas eu acho errado. Com as cautelas devidas do sigilo, da discrição no trabalho, ele não pode parar porque tem uma eleição acontecendo.

 

(repórter)

O calendário de auditorias do Tribunal de Contas abrange o período que vai de abril de um ano a março do outro. A programação de 2013/2014, por exemplo, já está terminando. Até agora, das 188 auditorias das cinco diretorias técnicas do TCE/SC, 162 foram executadas, o que equivale a 86,17% do planejado.

 

(presidente)

O desempenho das diretorias técnicas e das equipes de técnicos do Tribunal de Contas está sendo muito bom. Nós temos um percentual bastante elevado entre auditorias previstas e aquelas que foram efetivamente realizadas. Na DMU (Diretoria de Controle dos Municípios), por exemplo, das 73 previstas, 67 foram realizadas, o que dá 91,78% de cumprimento das metas estabelecidas. E, encontramos índices assemelhados na DLC(Diretoria de Controle de Licitações e Contratações), na DAP (Diretoria de Controle de Atos de Pessoal) e na DCE (Diretoria de Controle da Administração Estadual).

 

(apresentador)

O presidente do TCE/SC ressaltou algumas auditorias.

 

(presidente)

Nós temos, entre as auditorias, algumas muito importantes. Como é o caso da operacional para avaliar o modelo de regionalização adotado pelo Governo do Estado. Temos uma operacional para verificar licenciamento de obras, concessão de alvará em Florianópolis. Temos uma com avaliação grande sobre ensino médio da secretaria de Educação. Essa envolve um acordo inclusive com o Governo Federal e com o TCU. Temos aí auditoria importantíssima que é de mobilidade urbana da Grande Florianópolis. Também está em fase de conclusão do relatório técnico. Temos uma de atos de pessoal na Secretaria da Saúde, Samu. Temos várias auditorias na Celesc, que são de grande importância e que vão esclarecer, inclusive, alguns pontos de dúvida sobre a boa aplicação de recursos públicos. E na DMU tem a questão da seguridade social dos municípios, já em fase de conclusão.

 

(repórter)

De acordo com Ribas Jr., a informatização do processo de auditoria contribuiu para o bom desempenho das diretorias técnicas. No entanto, o conselheiro destacou também o planejamento.

 

(presidente)

Nos valemos da tecnologia da informação. É uma ferramenta importante. Mas, mais importante do que isso é a preparação técnica do pessoal e a correta distribuição de atribuições desse pessoal. E, sobretudo, de um bom planejamento de auditoria. Isso é fundamental tanto quanto o uso da informática.

 

(TCE Informou)

 

Tempo: 03’51’’

 

Autor
Agência TCE/SC
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques