menu

Em conjunto, TCE/SC, MPSC e MPC/SC lançam programas de integridade

ter, 15/12/2020 - 23:27
Em conjunto, TCE/SC, MPSC e MPC/SC lançam programas de integridade

Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC), Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e Ministério Público de Contas (MPC/SC) lançaram em conjunto na tarde desta terça-feira (15/12) seus programas de integridade com o objetivo de ampliar as ações de mecanismos de controle voltados para a ética, a probidade, as boas práticas e a transparência.  

"A corrupção é uma das condições mais corrosivas dos tempos atuais. É perversa, consome recursos públicos e amplifica as desigualdades econômicas e sociais, além de diminuir a confiança nas instituições. Os programas que estamos lançando oficialmente hoje é o início de um processo que é contínuo e que deve necessariamente passar por ampliação, monitoramento, atualização e revisões constantes", afirmou o presidente do TCE/SC, Adircélio de Moraes Ferreira Júnior.  

Em sua explanação de abertura, o conselheiro fez um histórico das ações que o TCE/SC vem adotando e que representam mecanismos de controle e de promoção de ética, da probidade, das boas práticas e da transparência, a exemplo da instalação da Ouvidoria e a adoção dos Códigos de Ética para membros e servidores. Ressaltou que o programa de integridade é uma das ações do planejamento estratégico para o período de 2017 a 2022, incluído no plano de ação para o período de 2019 e 2020. Adircélio  também indicou que a sociedade participe do processo de aperfeiçoamento do programa.  

Na avaliação do sub-procurador-geral de Justiça do MPSC, Fábio de Souza Trajano, os programas lançados nesta terça-feira reforçam a nova postura das instituições no que diz respeito às boas práticas de condução e na prevenção de irregularidades administrativas e ilícitos. "Os investimentos na prevenção e na profissionalização da gestão pública têm apresentado resultados eficientes. Quando esses mecanismos não são efetivos, aí sim nos resta acionar as ferramentas de repressão", afirmou.  

Para a procuradora-geral de Contas do MPC/SC, Cibelly Farias, os programas de integridade são, na prática, uma grande mudança cultural e organizacional. "Integridade e compliance não são mais uma opção, mas sim uma questão de sobrevivência. A sociedade exige dos órgãos públicos transparência, retidão e honestidade, que devem balizar nossa conduta diariamente. Agir em conformidade com a lei não se trata de modismo ou discurso, é uma imposição real ao serviço público”, disse.  

Após a cerimônia online de abertura, a secretária de Transparência e Prevenção da Corrupção da CGU, Cláudia Taya, fez um panorama da implementação de programas de integridade e compliance no país e ressaltou que cabe os servidores e órgãos públicos o papel de representar a imagem do país. Na sequência, servidores do TCE/SC, MPSC, MPC/SC e da Controladoria-Geral da União apresentaram as ações que estão sendo desenvolvidas e também os próximos passos dos programas dentro das instituições (confira a íntegra das apresentações em youtube.com/TribContasSC).  

 

 

Acompanhe o TCE/SC: 

www.tce.sc.gov.br — Notícias — Rádio TCE/SC 

Twitter: @TCE_SC 

Youtube: Tribunal de Contas SC 

WhatsApp: (48) 99188-2308 

Instagram: @tce_sc 

 

Galeria de Fotos
Fechar
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques