• Enviar por e-mail

Orientar gestores e representantes das prefeituras e de organizações civis de Santa Catarina para criar projetos e políticas públicas, medir a eficiência dos serviços ofertados e melhorar as formas de apresentar os resultados destes projetos à população. Este é o foco da oficina prática “Implementando os ODS a Nível Municipal: Transparência e Controle Social das Políticas Públicas”, que irá ocorrer no Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC), no dia 30 de maio.

O evento, realizado pelo TCE/SC em parceria com o Grupo de Trabalho da Sociedade Civil para a Agenda 2030 (GT Agenda 2030) e o Instituto Rui Barbosa (IRB), e coordenado pela organização ARTIGO 19, busca alinhar o que as prefeituras estão fazendo para atender às metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos por 193 países, na ONU, em 2015.

Os servidores da Diretoria de Atividades Especiais (DAE) do TCE/SC, Felipe Rodrigues, Marcia Roberta Graciosa e Gláucia da Cunha, irão apresentar a experiência da Corte de Contas catarinense em auditorias operacionais nas áreas de feminicídio, saúde e educação, respectivamente. A programação irá contar também com a participação do gerente de Avaliação de Políticas Públicas (IRB) e analista de controle do TCE/PR, Nelson Nei Granato Neto, a integrante da ARTIGO 19 no programa de Acesso à informação, Yumna Ghani, e a coordenadora da área de acesso à informação da ARTIGO 19, Joara Marchezini (Saiba mais).

As inscrições podem ser feitas até o dia 29 de maio, por meio do link: http://web01.tce.sc.gov.br/tcecapacita/index.php?action=icon&id=1958&ano=2019.

O calendário da capacitação ainda prevê encontros no Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pará e Distrito Federal. Os estados de Pernambuco e Maranhão já receberam a oficina.

 

Saiba mais 1: Programação

Local

Salas do ICON / TCE

Data

30/05/2019

Horário

9h às 18h

Conteúdo Programático

9h

Recepção

9h30

Introdução: o que são os ODS

10h

Orientando políticas públicas para os ODS

11h

Experiência TCE/SC – auditorias operacionais (saúde, educação e feminicídio)

12h

Almoço

14h

Oficina prática de construção de políticas públicas alinhadas aos ODS - Como implementar os ODS em nível municipal - importância da produção de dados para compor os indicadores e possibilitar avaliações

18h

Encerramento

 

 

 

Saiba mais 2: Palestrantes

Nelson Nei Granato Neto - Mestre em Desenvolvimento Econômico (UFPR), Gerente de Avaliação de Políticas Públicas (IRB), Analista de Controle - Economista (TCE-PR).

 

Yumna Ghani – Pós-graduanda em Política e Relações Internacionais (FESPSP), atua no programa de Acesso à Informação (ARTIGO 19).

 

Joara Marchezini - Mestre em Ação Humanitária Internacional (Universidad de Deusto), coordenadora da área de acesso à informação da ARTIGO 19.

 

Márcia Roberta Graciosa - Mestre em administração pública (UFSC), Auditora Fiscal de Controle Externo (TCE/SC)

 

Gláucia da Cunha - Mestre em administração (ESAG/UDESC), Auditora Fiscal de Controle Externo (TCE/SC)

 

Antônio Felipe de Oliveira Rodrigues - Doutorando em administração pública (ESAG/UDESC), Auditor Fiscal de Controle Externo (TCE/SC)

 

 

 

Enviar conteúdo por e-mailX

Separe os endereços por vírgula