• Enviar por e-mail

Até o fim desta semana, o Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) enviará os dados do Projeto Educação que faz a Diferença ao instituto Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede) e ao Instituto Rui Barbosa (IRB), que planejam divulgar os resultados em dezembro.

As informações foram recolhidas em redes municipais de Santa Catarina com o objetivo de identificar boas práticas que contribuam para a melhoria no desempenho escolar dos alunos. Elas foram obtidas pelos auditores fiscais de controle externo do TCE/SC Gláucia da Cunha e Ricardo Cardoso da Silva e estão relacionadas ao funcionamento das redes de ensino, desde as políticas adotadas pelos municípios até exemplos encontrados in loco, em trabalho realizado com escolas.

No período de coleta de dados, os auditores realizaram entrevistas com integrantes das secretarias municipais, diretores de escolas, professores, coordenadores pedagógicos e pais de alunos, além de rodas de conversa com alunos e avaliação de documentos.

No relatório que está em fase final de elaboração, os auditores acrescentam também impressões resultado da pesquisa de campo. "Percebemos que de uma maneira geral, a participação dos pais na vida da escola e no acompanhamento dos filhos resulta em melhoria do rendimento", revelou Gláucia. Para Silva, "a experiência trouxe uma nova perspectiva para o olhar do auditor, que geralmente busca irregularidades, mas que desta vez foi ao encontro de boas práticas, traduzindo um olhar mais positivo e voltado ao aprimoramento da gestão".

O projeto tem a participação dos 28 Tribunais de Contas com jurisdição na esfera municipal. Na primeira fase da iniciativa, o Iede identificou redes com bom desempenho no ensino fundamental. Na segunda etapa, foram realizadas visitas, por amostragem, com a identificação das estratégias comuns, por meio de entrevistas e observação de salas de aula e do ambiente escolar. Os próximos passos envolvem a sistematização das informações coletadas e a elaboração de um amplo plano de comunicação dos resultados, atividades que serão desenvolvidas pelo IRB e o Iede.

Acompanhe o TCE/SC:

www.tce.sc.gov.brNotíciasRádio TCE/SC

Twitter: @TCE_SC

Youtube: Tribunal de Contas SC

WhatsApp: (48) 99113-2308

 

 

Enviar conteúdo por e-mailX

Separe os endereços por vírgula