Já pensou em vir ao TCE/SC de bicicleta? | Tribunal de Contas SC
  • Enviar por e-mail

A proposta é da Comissão Gestora da Agenda Ambiental (A3P) do Tribunal de Contas de Santa Catarina para esta sexta-feira (13/5), Dia de Bike ao Trabalho (Saiba mais 1). Inspirada em um evento semelhante que ocorre todos os anos em diversos lugares do mundo, a data tem o objetivo, como o próprio nome sugere, de incentivar o uso da bicicleta para ir ao trabalho. Essa é a quarta edição da campanha no Brasil. Os servidores que aceitarem o desafio podem fazer uma selfie e enviar à Assessoria de Comunicação Social (acom@tce.sc.gov.br) para ser publicada na Intranet.

Provavelmente você já conhece a maioria dos argumentos de quem utiliza a bicicleta como meio de transporte diário: melhora na saúde, economia de dinheiro e muitas vezes de tempo no deslocamento pela cidade, sensação de bem-estar e contribuição ecológica, visto que bicicletas não precisam de combustíveis fósseis.

O auditor fiscal de controle externo Luiz Alberto de Souza Gonçalves sempre gostou de pedalar e concorda com os motivos apresentados. Em 2007, ele começou a vir de bicicleta para o trabalho duas vezes por semana e, desde 2012, a utiliza praticamente todos os dias. “O aspecto emocional (relaxar) e temporal (economia de tempo no retorno para casa) foram significativos”, destaca.

Apesar disso, o medo de pedalar no trânsito, imaginar que não possui condicionamento físico suficiente ou a simples falta de incentivo podem ser alguns dos empecilhos para o início da atividade. Como forma de contribuição, o TCE/SC possui desde 2013 um bicicletário para servidores, funcionários terceirizados e estagiários estacionarem suas bicicletas.

Outra iniciativa nessa direção, foi a disponibilização, em janeiro desse ano, de vestiário com cinco cabines, chuveiros elétricos e armários com chaves no subsolo do prédio novo. A implantação da estrutura, prevista no projeto de reforma dos Blocos A e B, é um estímulo do TCE/SC aos que praticam qualquer atividade física antes de vir ao trabalho, contribuindo para uma vida saudável e para a mobilidade da cidade.

 

Saiba mais 1: Dia de Bike ao Trabalho

É promovido pelo coletivo Bike Anjo, também presente em Florianópolis, e é formado por ciclistas voluntários que ajudam pessoas que não têm o hábito de pedalar com segurança nas ruas das cidades. 

 

O manual produzido pela Associação Transporte Ativo e do Mountain Bike BH, “De bicicleta para o trabalho: o que você precisa saber, o que sua empresa pode fazer”, oferece várias dicas para quem deseja usar a bicicleta como meio de transporte. De acordo com o documento, o novo ciclista pode começar a pedalar em um ritmo mais leve, caso ainda não tenha um bom condicionamento físico, por exemplo.

 

 

 

 

Enviar conteúdo por e-mailX

Separe os endereços por vírgula