“Recicleide” orienta público interno em ação ambiental no TCE/SC sobre a correta destinação dos resíduos sólidos | Tribunal de Contas SC
  • Enviar por e-mail

Numa ação continuada da Comissão Gestora do Programa “Agenda Ambiental na Administração Pública” (A3P), o Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) irá receber, a partir desta terça-feira (02/08) e até sexta-feira (05/08), a personagem Recicleide (Karina Signori). Estão programadas 16 intervenções com servidores, estagiários e funcionários terceirizados, nas quais a personagem, de maneira lúdica e descontraída, vai orientar o público interno sobre o descarte de resíduos e a importância da reciclagem.

A primeira intervenção será direcionada aos serventes e ocorrerá nesta terça-feira, das 12h às 13h, nas salas 1 e 2 do Instituto de Contas (Icon). Além de Recicleide, estará presente o personagem Reciclano (Fernando Bahia), responsável pelas músicas nas apresentações. De quarta-feira (03/08) até sexta-feira (05/08), a partir das 13h30, a artista educadora fará visitas do 5º ao 13º andar do prédio principal, além dos blocos A e B, para levar a mensagem voltada à cultura ecológica, por meio da interação direta com o público.

A personagem Recicleide foi criada em 1999 por Karina Signori, graduada em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e busca transmitir de forma divertida e dinâmica, informações socioambientais. Com figurino e adereços coloridos feitos com materiais recicláveis, utiliza elementos da técnica do “clown” (tipo de palhaço) e interage com diferentes públicos. Já esteve no Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ-SC) e nas Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) (Saiba mais).

A ideia é sensibilizar e mobilizar cada pessoa para que reduza a produção de resíduos e promova a re-conexão dos ciclos de vida dos materiais, contribuindo para a efetivação da Política Nacional de Resíduos Sólidos – Lei 12.305/2010. “É uma responsabilidade de todos”, destaca Karina. A lei prevê, dentre outros pontos, a prevenção e a redução na geração de resíduos, ao incentivar a prática de hábitos de consumo sustentáveis e um conjunto de instrumentos para propiciar o aumento da reciclagem, da reutilização e da destinação ambientalmente adequada dos rejeitos.

 

Saiba mais: Recicleide Arte e Educação Socioambiental Ltda - ME

Recicleide é marca registrada no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), empresa e personagem de Karina Signori, arte educadora, pesquisadora em permacultura e dinâmicas EcoArte. Intervém em escolas, empresas, órgãos públicos, praias, parques e eventos, tendo percorrido cerca de 50 municípios de nove estados brasileiros e no Distrito Federal, sendo premiada no I Concurso Nacional Educando com Arte, promovido pela Fundação Oswaldo Cruz, no RJ. Participou ativamente dos Fóruns Lixo e Cidadania do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, sendo representante deste último na II Conferência Nacional do Meio Ambiente. Integra a Plataforma EducaRes do Ministério do Meio Ambiente e foi selecionada pelo Prêmio Brasil Criativo do Ministério da Cultura, em 2014.

Fonte: Recicleide Arte e Educação Socioambiental Ltda.

 

Enviar conteúdo por e-mailX

Separe os endereços por vírgula