Ação ambiental com orientações para gestão dos resíduos sólidos com a “Recicleide” percorre todas as unidades do TCE/SC | Tribunal de Contas SC
  • Enviar por e-mail

Após a primeira atividade desenvolvida com 35 colaboradores terceirizados responsáveis pela limpeza e conservação das áreas internas do Tribunal de Contas de Santa Catarina, as ações de intervenção cênicas da personagem “Recicleide” irá percorrer os demais setores do Tribunal, segundo cronograma definido pela Comissão Gestora da “Agenda Ambiental na Administração Pública” (A3P). Na ação inicial foram apresentadas informações sobre a importância da preservação da natureza, da conservação da água e os problemas relacionados ao lixo. “Recicleide” reforçou as orientações sobre a destinação apropriada dos resíduos e a importância da reciclagem, de maneira lúdica e descontraída. A iniciativa contemplará um total de 16 intervenções com servidores, estagiários e funcionários terceirizados.

A personagem Recicleide foi criada em 1999 por Karina Signori, graduada em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e busca transmitir de forma divertida e dinâmica, informações socioambientais. Com figurino e adereços coloridos feitos com materiais recicláveis, utiliza elementos da técnica do “clown” (tipo de palhaço) e interage com diferentes públicos. Já esteve no Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ-SC) e nas Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) (Saiba mais).

A ideia é sensibilizar e mobilizar cada pessoa para que reduza a produção de resíduos e promova a re-conexão dos ciclos de vida dos materiais, contribuindo para a efetivação da Política Nacional de Resíduos Sólidos – Lei 12.305/2010. “É uma responsabilidade de todos”, destaca Karina. A lei prevê, dentre outros pontos, a prevenção e a redução na geração de resíduos, ao incentivar a prática de hábitos de consumo sustentáveis e um conjunto de instrumentos para propiciar o aumento da reciclagem, da reutilização e da destinação ambientalmente adequada dos rejeitos.

 

Saiba mais: Recicleide Arte e Educação Socioambiental Ltda - ME

Recicleide é marca registrada no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), empresa e personagem de Karina Signori, arte educadora, pesquisadora em permacultura e dinâmicas EcoArte. Intervém em escolas, empresas, órgãos públicos, praias, parques e eventos, tendo percorrido cerca de 50 municípios de nove estados brasileiros e no Distrito Federal, sendo premiada no I Concurso Nacional Educando com Arte, promovido pela Fundação Oswaldo Cruz, no RJ. Participou ativamente dos Fóruns Lixo e Cidadania do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, sendo representante deste último na II Conferência Nacional do Meio Ambiente. Integra a Plataforma EducaRes do Ministério do Meio Ambiente e foi selecionada pelo Prêmio Brasil Criativo do Ministério da Cultura, em 2014.

Fonte: Recicleide Arte e Educação Socioambiental Ltda.

 

Enviar conteúdo por e-mailX

Separe os endereços por vírgula