| Tribunal de Contas SC
TCE/SC reitera determinações para melhorar gestão do sistema prisional do Estado
20/09/2018

Calcular mensalmente o custo total do preso no sistema penitenciário estadual e em cada estabelecimento penal, e assegurar a adoção de sistemas e medidas de segurança contra incêndio e pânico nas unidades prisionais.

Corregedoria-Geral inicia os trabalhos do 2º Plano Semestral de Correição do TCE/SC
20/09/2018

A Corregedoria-Geral do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) apresentou, nesta terça-feira (18/9), os trabalhos do 2º Plano Semestral de Correição que serão desenvolvidos no gabinete do conselheiro substituto Gerson dos Santos Sicca e na Diretoria de Controle de Licitações e Contratações (DLC). A reunião, realizada no auditório azul da Instituição, marcou o início da fase de execução da correição.

19/09/2018

TCE/SC amplia conexão com cidadão no Youtube

A partir desta 4ª feira (19/9), o Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) passa a contar com um novo espaço de interação com a sociedade em seu canal do Youtube  — o Conexão TCE/SC. A proposta é aproximar o cidadão do Tribunal de Contas e esclarecer a população sobre o papel do órgão responsável pela fiscalização das contas públicas no Estado.

Vice-presidente do TCE/SC faz palestra em congresso brasileiro de boas práticas em contratos e compras públicas
18/09/2018

“Governança, processo de contas e desenvolvimento sustentável” foi o tema da palestra do vice-presidente do Tribunal de Contas de Santa Catarina, conselheiro Adircélio de Moraes Ferreira Júnior, no Congresso Brasileiro de Boas Práticas em Contratos e Compras Públicas. O evento foi realizado na cidade de Bonito (MS), de 3 a 6 de setembro. Durante a sua exposição, Ferreira Jr. enfatizou a necessidade de ser repensado um novo processo de contas, “a partir de uma concepção de Tribunal de Contas como uma Corte da Boa Governança Pública”.

18/09/2018

TCE/SC promove evento para discutir o aperfeiçoamento da contabilidade no setor público

O Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC), em parceria com a Secretaria de Estado da Fazenda (SEF), realizará o 1º Seminário de Contabilidade Aplicada ao Setor Público de Santa Catarina, dia 24 de setembro, na sede da Instituição, em Florianópolis.

II Fórum TCE Educação defende valorização dos profissionais do ensino

A necessidade de os municípios catarinenses estarem atentos à proporção de servidores efetivos do sistema público educacional em relação aos admitidos em caráter temporário (ACTs), como estabelecem o Plano Nacional de Educação (PNE) — Lei nº 13.005/2014 — e os respectivos Planos Municipais de Ensino (PMES), foi motivo de alerta durante o II Fórum TCE Educação, na tarde desta quinta-feira (13/9), no auditório do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC), em Florianópolis.

Gestão democrática em debate no II Fórum TCE Educação

A gestão democrática no ensino público esteve em debate no II Fórum TCE Educação, nesta quinta-feira (13/9), no auditório do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC), em Florianópolis. A existência de lei, que discipline a gestão democrática na educação do município, escolha do diretor com o envolvimento da comunidade escolar, implantação e participação das entidades democráticas na tomada de decisões e autonomia financeira nas escolas.

13/09/2018

Fórum do TCE/SC fortalece prioridade para educação

“Uma nação só alcançará desenvolvimento se houver investimentos sólidos em educação”. Com essas palavras, o presidente do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC), conselheiro Dado Cherem, abriu o II Fórum TCE Educação, na manhã desta quinta-feira, no auditório da instituição, na Capital. Com o tema “A gestão pública eficiente e transparente da educação”, o evento tem por objetivo discutir o controle da aplicação dos recursos destinados ao ensino, com foco no planejamento e execução de políticas públicas que garantam o acesso universal à educação de qualidade.

Conselheiros do TCE/SC conhecem modelo de gestão da PM
11/09/2018

Conselheiros do TCE/SC conhecem modelo de gestão da PM

O presidente do Tribunal de Contas de Santa Catarina, conselheiro Dado Cherem, realizou nesta terça-feira (11/9) uma visita institucional ao comando-geral da Polícia Militar de SC. Ele estava acompanhado pelo conselheiro Wilson Wan-Dall e pelos conselheiros substitutos Sabrina Nunes Iocken e Cleber Muniz Gavi e pelo chefe da Assessoria Militar do TCE/SC, coronel PM Ademar Casanova. Os conselheiros foram recebidos pelo comandante-geral, coronel Araújo Gomes; pelo subcomandante-geral, coronel Claudio Roberto Koglin; e pelo chefe do Estado Maior, coronel Giovanni Pacheco.

TCE/SC apresenta experiências de boas práticas do controle externo
06/09/2018

TCE/SC apresenta experiências de boas práticas do controle externo

O Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) apresentou dois trabalhos durante o 1º Laboratório de Boas Práticas do Controle Externo, que ocorreu nos dias 3 e 4 de setembro, no Tribunal de Contas do Mato Grosso, em Cuiabá. O objetivo foi o compartilhamento de experiências e ações desenvolvidas na área de controle externo. Os auditores fiscais de controle externo Alessandro Marinho de Albuquerque e Nilsom Zanatto falaram sobre o “Observatório da Despesa Pública (ODP) ” e Rafael Queiroz Gonçalves, sobre o aplicativo “TCE Sessões”.