• Enviar por e-mail
Com o encerramento do prazo, na sexta-feira (4/10), para a remessa dos trabalhos selecionados pelas escolas de ensino fundamental da rede pública estadual, às respectivas Gerências Regionais de Educação, inicia a etapa regional de avaliação dos trabalhos que participam do II Concurso de Redação com o tema “O papel do Tribunal de Contas e do cidadão no combate ao desperdício do dinheiro público”. Nesta segunda etapa de avaliação, cada Gerência Regional (Gered) e o Instituto Estadual de Educação (IEE) deverão instituir uma comissão julgadora para escolher a melhor redação da região e a do maior estabelecimento de ensino da rede pública do Estado, com sede em Florianópolis. 
O concurso, iniciativa do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) que tem o apoio da Secretaria de Estado da Educação (SED), é a principal ação da segunda edição do Projeto “TCE na Escola”. Estimular o debate sobre o uso do dinheiro público e investir na formação de novos cidadãos — mais conscientes e preparados para avaliar a qualidade dos gastos e preservar o patrimônio público — é o principal objetivo do Projeto.
Segundo o regulamento, as Gereds e o IEE terão até 25 de outubro para enviar os trabalhos selecionados à Secretaria de Estado da Educação (SED). As três redações vencedoras serão selecionadas por uma Comissão Julgadora Mista, integrada por representantes do TCE/SC e da SED, na terceira etapa da avaliação que vai até o dia 8 de novembro. O resultado será divulgado no dia 11 de novembro (Serviço).
“É necessário que sejam observados, rigorosamente, os prazos definidos pelo cronograma que integra o Regulamento”, alerta o professor Ramiro Marinho Costa, um dos integrantes da Comissão de Coordenação do II Concurso, que representa a Secretaria. Costa lembra que os gerentes regionais de educação têm papel fundamental nesta fase do Projeto para garantir o cumprimento das etapas de avaliação dos trabalhos e o sucesso da iniciativa.
Os classificados em 1º, 2º e 3º lugares e seus professores orientadores, serão premiados com tablets, e, suas escolas, receberão kits de livros de literatura. Os alunos vencedores também serão contemplados com uma viagem à Florianópolis junto com o professor orientador. Eles farão um passeio cultural e participarão da solenidade de premiação, na sede do Tribunal de Contas do Estado, em Florianópolis, no dia 18 de novembro. O aluno classificado em primeiro lugar virá à Florianópolis acompanhado dos colegas de classe.
Forma
“A forma — a organização do texto — e a questão institucional, que vai demonstrar a compreensão do aluno sobre o funcionamento e o papel do TCE/SC, serão aspectos fortes na avaliação das redações”, orienta o professor Ramiro Marinho Costa, da SED (Saiba mais 1). 
A redação deve ser manuscrita em português — sem rasuras — pelo próprio aluno participante, na folha oficial do Concurso do Tribunal, que traz impresso os logotipos do Tribunal e da SED, com caneta esferográfica azul ou preta. O texto deve ter entre 25 e 30 linhas e contemplar, além do título que reflita a sua mensagem principal, a apresentação das ideias, o seu desenvolvimento e uma conclusão. De acordo com o regulamento, a redação não será considerada se fugir do tema e/ou for ilegível.
E importante lembrar que a folha oficial da redação traz, também, a ficha de inscrição que oficializa a participação do interessado no Concurso. Ela deve estar preenchida, assinada pelo diretor da escola, pelo aluno autor da redação e por seu responsável. A folha oficial foi produzida pelo TCE/SC, especialmente, para o Projeto “TCE na Escola”, a exemplo dos outros materiais que integraram o kit (Saiba Mais 2) distribuído às escolas de ensino fundamental da rede pública estadual, pelas gerências regionais de educação (Gereds), em agosto. 
Hotsite
Para apoiar as atividades do “TCE na Escola”, o TCE/SC publicou no Portal da Instituição (www.tce.sc.gov.br) um hotsite (http://servicos.tce.sc.gov.br/concurso2013/), onde estão as últimas notícias sobre o Projeto. O espaço serviu para alunos e professores acessarem as informações sobre o Concurso, seu regulamento e cronograma, além de oferecer material de pesquisa. O hotsite disponibilizou a versão digital do folder com “informações ao professor”, vídeo, publicações, e, links para outros materiais e fontes. Tudo para ajudar educadores e alunos na preparação das atividades em sala de aula e na produção das redações.
Um exemplo é a versão digital do gibi “A Nossa Parte”, que usa a linguagem dos quadrinhos para facilitar a compreensão de temas relacionados aos gastos dos governos e à missão do Tribunal na fiscalização. São materiais e informações, que independente do término do prazo para participar do II Concurso de Redação, servem de fonte de pesquisa e podem contribuir para a formação de uma geração mais conectada com o dever e o direito de fiscalizar a aplicação dos recursos que a sociedade entrega aos governos na forma de impostos (Saiba Mais 2).
Serviço
O quê: Projeto TCE na Escola – 2º Concurso de Redação.
Tema: “O papel do Tribunal de Contas e do cidadão no combate ao desperdício do dinheiro público”.
Público-alvo: alunos matriculados nos 6º e 7º anos do ensino fundamental das escolas da rede pública do Estado.
Modalidade da redação: texto dissertativo
Tamanho: entre 25 a 30 linhas
Prazo para elaboração das redações: até 13/9/2013 (em sala de aula).
Seleção pelas escolas: até 27/9/2013.
Entrega às GEREDs: até 4/10/2013.
Seleção pelas GEREDs e envio dos trabalhos selecionados à SED: até 25/10/2013.
Seleção pela comissão julgadora mista (TCE e SED): até 8/11/2013.
Divulgação do resultado: 11/11/2013.
Premiação: 18/11/2013.
Viagem: de 17 a 19/11/2013.
Etapa regional: menção honrosa para os 37 alunos finalistas (das 36 regionais e do Instituto Estadual de Educação) e o professor orientador de cada aluno vencedor. 
Etapa estadual:
1º lugar – um tablet de 10 polegadas para o aluno, um para o seu professor orientador, e kit de livros de literatura para a escola.
2º lugar – um tablet de 7 polegadas para o aluno, um para o seu professor orientador, e kit de livros de literatura para a escola.
3º lugar – um tablet de 7 polegadas para o aluno, um para o seu professor orientador, e kit de livros de literatura para a escola.
Informações e material de apoio: http://servicos.tce.sc.gov.br/concurso2013
Esclarecimento de dúvidas sobre o regulamento: 
- Secretaria de Estado da Educação: 
Lilian Maia Rodrigues - e-mail: geref@sed.sc.gov.br                   
                                       - Fone: (48) 3664-0234
Ramiro Marinho Costa - e-mail: ramiro@sed.sc.gov.br                
                                         - Fone: (48) 3664-0113
- Tribunal de Contas de Santa Catarina: 
Joseane Aparecida Corrêa - e-mail:apoioicon@tce.sc.gov.br/    
                                                - Fone: (48) 3221-3793
Valdelei Rouver - Fone: (48) 3221-3859
Fonte: Regulamento do II Concurso de Redação (http://servicos.tce.sc.gov.br/concurso2013/docs/Regulamento_2013.pdf)
Saiba mais 1:
Critérios de avaliação das redações
— Adequação ao tema – conformidade obrigatória entre o texto e o tema proposto no regulamento;
— Qualidade da redação – correção gramatical, objetividade, originalidade, ortografia, concordância, organização e conclusão da ideia;
— Originalidade e ineditismo – o texto não poderá ter sido publicado em quaisquer mídias ou participado em concursos anteriores.
Fonte: Regulamento do II Concurso de Redação (http://servicos.tce.sc.gov.br/concurso2013/docs/Regulamento_2013.pdf)
Saiba mais 2: Navegando no hotsite do “TCE na Escola”
O que você pode acessar (na barra lateral esquerda):
-Apresentação: entenda o que é o concurso e seu histórico.
-Público-alvo: quais são os alunos e escolas que podem participar da edição de 2013.
-Premiação: os prêmios que alunos, professores orientadores e comunidade escolar podem ganhar, além do aprendizado com os debates sobre o tema do Concurso de Redação.
-Cronograma: as datas das principais etapas do Concurso.
-Regulamento: todas as informações e condições para participar do Concurso.
-Gibi “A Nossa parte!”: a versão digital do gibi distribuído nas escolas.
-Informações ao professor: material direcionado aos educadores que destaca o papel do professor para o “TCE na Escola” alcançar os resultados esperados. 
-Informações sobre o TCE/SC: texto objetivo sobre o que é e como funciona o Tribunal de Contas de Santa Catarina.
-Materiais de mobilização: para facilitar a pesquisa professores alunos estão disponíveis ferramentas (Portal do Cidadão, espaço da Ouvidoria e Diário Oficial Eletrônico do TCE/SC); publicações (Tribunal de Contas de Santa Catarina: 50 anos de História, TCE: Controle Público e Cidadania; Cartilha Legal; O Tribunal de Contas quer ouvir você: seja um cidadão fiscalizador; No fim das contas) e vídeo (TCE de Santa Catarina – Transparência em favor do controle social).
-Notícias: as últimas notícias sobre o Projeto, em 2013, e as matérias publicadas pelo TCE/SC desde a edição de 2010.
- TCE na Escola 2010: para saber como foi a primeira edição do concurso, leia os textos das redações classificadas e veja as fotos da cerimônia de premiação e da visita cultural.
- Fale conosco: os telefones e e-mails para esclarecer dúvidas com os representantes do TCE/SC e da SED. 
Fonte: Site do “TCE na Escola”, disponível em: http://servicos.tce.sc.gov.br/concurso2013/ 

Enviar conteúdo por e-mailX

Separe os endereços por vírgula