• Enviar por e-mail
O balanço final da Secretaria de Estado da Educação (SED) aponta que 18.281 alunos de 693 turmas, de 6º e 7º anos, da rede pública estadual participaram do II Concurso de Redação — “O papel do Tribunal de Contas e do cidadão no combate ao desperdício do dinheiro público”. A iniciativa do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) é a principal ação da segunda edição do Projeto “TCE na Escola”, que busca estimular o debate sobre o uso do dinheiro público e investir na formação de novos cidadãos — mais conscientes e preparados para avaliar a qualidade dos gastos e preservar o patrimônio público — com o apoio da Secretaria.
 
O levantamento e os envelopes com as 35 redações selecionadas na etapa regional de avaliação do Concurso foram entregues ao presidente do Tribunal, conselheiro Salomão Ribas Junior, na quinta-feira (31/10), na sede da Instituição, em Florianópolis. Segundo o relatório da SED, participam 34 gerências regionais de educação e o Instituto Estadual de Educação, na Capital. As Gereds de Brusque e de Taió foram as únicas que não enviaram a redação, que deveria ser escolhida por uma comissão julgadora instituída pelas gerências, para representar as respectivas regiões à Secretaria, até o dia 25 de outubro, conforme previa o Regulamento.
 
O resultado final do II Concurso será divulgado no dia 11 de novembro pelo TCE/SC. As três redações vencedoras serão escolhidas — a partir da avaliação dos 35 trabalhos selecionados na etapa regional — por uma Comissão Julgadora Mista, integrada por representantes do Tribunal e da SED, até esta sexta-feira (8/11).
 
Os classificados em 1º, 2º e 3º lugares e seus professores orientadores serão premiados com tablets, e suas escolas receberão kits de livros de literatura. Os alunos vencedores também serão contemplados com uma viagem à Florianópolis junto com o professor orientador. Eles farão um passeio cultural e participarão da solenidade de premiação na sede do Tribunal de Contas do Estado, em Florianópolis, no dia 18 de novembro. Entre as atividades programadas estão a visita ao Projeto Tamar — dedicado à preservação de espécies de tartarugas marinhas ameaçadas de extinção — e ao Museu Cruz e Sousa. O aluno classificado em primeiro lugar virá à Florianópolis acompanhado dos colegas de classe (Serviço).
Avaliação positiva
 
Durante o ato, no gabinete da presidência, as professoras Lilian Maia Rodrigues e Joseni Frainer Pasqualini, representantes da SED, fizeram uma avaliação positiva dos resultados da ação voltada à educação para cidadania, cujas atividades — em sala de aula — iniciaram em setembro deste ano. Para as professoras, apesar do tema do II Concurso parecer, num primeiro momento, complexo para a faixa etária envolvida, o número de inscritos e a qualidade das redações demonstraram que houve interesse pelo debate e compreensão da abordagem proposta. 
 
“O Tribunal de Contas é um órgão ainda pouco difundido no âmbito da comunidade escolar”, avaliou o presidente Ribas Jr. O conselheiro lembrou que o “TCE/SC na Escola” busca oferecer uma contribuição para o exercício da cidadania, inclusive por meio da distribuição do gibi “A Nossa Parte” às escolas da rede pública estadual. A publicação — que usa a linguagem dos quadrinhos para facilitar a compreensão de temas relacionados aos gastos dos governos, à missão do Tribunal na fiscalização e à participação da sociedade foi um dos principais materiais de apoio ao projeto.
 
“Queremos um retorno que nos permita avaliar se de fato o gibi influenciou na compreensão dos alunos”, adiantou Ribas Jr. a respeito da sua expectativa quanto ao resultado final do II Concurso de Redação.
 
Acompanharam o ato, no gabinete da presidência, o diretor-geral de Planejamento e Administração, Edison Stieven, e a diretora-executiva do Instituto de Contas do TCE/SC, Joseane Aparecida Corrêa.
Serviço
 
O quê: Projeto TCE na Escola – 2º Concurso de Redação.
Tema: “O papel do Tribunal de Contas e do cidadão no combate ao desperdício do dinheiro público”.
Público-alvo: alunos matriculados nos 6º e 7º anos do ensino fundamental das escolas da rede pública do Estado.
Modalidade da redação: texto dissertativo
Tamanho: entre 25 a 30 linhas
Prazo para elaboração das redações: até 13/9/2013 (em sala de aula).
Seleção pelas escolas: até 27/9/2013.
Entrega às GEREDs: até 4/10/2013.
Seleção pelas GEREDs e envio dos trabalhos selecionados à SED: até 25/10/2013.
Seleção pela comissão julgadora mista (TCE e SED): até 8/11/2013.
Divulgação do resultado: 11/11/2013.
Premiação: 18/11/2013.
Viagem: de 17 a 19/11/2013.
 
Etapa regional: menção honrosa para os 37 alunos finalistas (das 36 regionais e do Instituto Estadual de Educação) e o professor orientador de cada aluno vencedor. 
 
Etapa estadual:
1º lugar – um tablet de 10 polegadas para o aluno, um para o seu professor orientador, e kit de livros de literatura para a escola.
2º lugar – um tablet de 7 polegadas para o aluno, um para o seu professor orientador, e kit de livros de literatura para a escola.
3º lugar – um tablet de 7 polegadas para o aluno, um para o seu professor orientador, e kit de livros de literatura para a escola.
 
Informações e material de apoio: http://servicos.tce.sc.gov.br/concurso2013
 
Esclarecimento de dúvidas sobre o regulamento: 
- Secretaria de Estado da Educação: 
Lilian Maia Rodrigues - e-mail: geref@sed.sc.gov.br                   
                                       - Fone: (48) 3664-0234
Ramiro Marinho Costa - e-mail: ramiro@sed.sc.gov.br                
                                         - Fone: (48) 3664-0113
- Tribunal de Contas de Santa Catarina: 
Joseane Aparecida Corrêa - e-mail:apoioicon@tce.sc.gov.br/    
                                                - Fone: (48) 3221-3793
Valdelei Rouver - Fone: (48) 3221-3859
 
Fonte: Regulamento do II Concurso de Redação (http://servicos.tce.sc.gov.br/concurso2013/docs/Regulamento_2013.pdf)

Enviar conteúdo por e-mailX

Separe os endereços por vírgula