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O Tribunal de Contas de Santa Catarina realiza, nesta quarta- feira (27/11), às 16 horas, a solenidade de entrega dos prêmios às vencedoras do II Concurso de Redação — “O papel do Tribunal de Contas e do cidadão no combate ao desperdício do dinheiro público”. Thauani Gabrielli Iarochesski, 13 anos, aluna da Escola de Educação Básica Professor João Romário Moreira, de Jaraguá do Sul, Brenda Luiza Matte, 12, da Escola de Educação Básica São Luiz, de União do Oeste, e Natalie Rodrigues, 11, da Escola Básica Antônio Morandini, de Chapecó, são as autoras das redações classificadas em 1 º, 2º e 3º lugares, respectivamente. O presidente do TCE/SC, conselheiro Salomão Ribas Junior, e o secretário de Estado da Educação, Eduardo Deschamps, participam da cerimônia.

Durante o ato, no plenário do Tribunal, em Florianópolis, as três vencedoras e seus professores orientadores serão premiados com um tablet de 10 polegadas, cada um, e suas escolas receberão kits de livros de literatura. Além de participar da solenidade, as três alunas ainda serão contempladas com uma viagem à Capital junto com os professores orientadores e responsáveis. A programação inicia nesta terça-feira (26/11), à noite, e se estende até o início da tarde do dia 28 de novembro, quando todos retornam aos seus municípios. Entre as atividades da agenda cultural, estão previstas visitas ao Projeto Tamar — dedicado à preservação de espécies de tartarugas marinhas ameaçadas de extinção —, na Barra da Lagoa, e ao Museu Histórico de Santa Catarina, que funciona no Palácio Cruz e Sousa, na Praça XV de Novembro, no Centro. A aluna classificada em primeiro lugar virá à Florianópolis junto com os colegas de classe (Saiba mais).

O II Concurso de Redação foi a principal ação da segunda edição do projeto “TCE na Escola”, iniciativa do Tribunal de Contas de Santa Catarina que tem o apoio da Secretaria de Estado da Educação (SED). O objetivo é promover uma maior aproximação do órgão responsável pela fiscalização das contas públicas catarinenses da comunidade escolar e contribuir para a formação de novos atores para o exercício do controle social, por meio da educação para cidadania. Este ano, o “TCE na Escola” mobilizou estudantes dos 6º e 7º anos do ensino básico da rede pública estadual e 18.281 alunos se inscreveram para o concurso.

Ao anunciar o resultado final, no dia 11 de novembro, o conselheiro Ribas Jr. destacou a importância da parceria da SED para o êxito da iniciativa e disse que todos os participantes são vencedores. O presidente lembrou, em especial, dos alunos com redações escolhidas para representar suas escolas, na primeira fase de avaliação, e dos 35 alunos com redações selecionadas na etapa regional, que receberão menção honrosa. Os resultados do II Concurso, nas etapas estadual e regional, estão disponíveis no Portal do TCE/SC (www.tce.sc.gov.br).
Novos parceiros
“Para maior e melhor fiscalização sobre o uso do dinheiro público devemos saber que o papel de todos os cidadãos brasileiros é tão importante quanto o do Tribunal de Contas do Estado, um depende do outro, então vamos fazer a nossa parte para termos um país mais igualitário e justo”, defendeu Thauani Iarochesski, na redação classificada em 1º lugar. “Nosso país está enfrentando vários problemas por causa da corrupção, porém se cuidarmos e denunciarmos com certeza isso vai mudar!”, sustentou a autora do melhor trabalho, ao revelar ter entendido o sentido dessa espécie de convite para o exercício do controle social da gestão pública feito pelo “TCE na Escola”. 

“Quando o dinheiro público é bem aplicado, todos ganham. Todo o administrador público deve ser honesto e devolver ao povo esse dinheiro em forma de benefícios e serviços”, escreveu Brenda Matte, na redação classificada em 2º lugar. “O papel do TCE é assegurar que os recursos públicos sejam bem aplicados e evitar irregularidades, como fraudes, desvios e desperdício”, destacou Natalie Rodrigues, no trabalho que ficou em 3º lugar, reiterando que “os impostos têm um valor significante em nossos ganhos, por isso devem retornar em benefícios para as pessoas e devem ser gerenciados com respeito e moralidade”.

As três redações vencedoras foram escolhidas — a partir da avaliação dos 35 trabalhos selecionados na etapa regional — por uma Comissão Julgadora Mista, integrada por representantes do Tribunal e da SED, sob a coordenação do Instituto de Contas do TCE/SC. Participaram da seleção as redações escolhidas para representar 34 gerências regionais de educação (Gereds) e o Instituto Estadual de Educação, o maior estabelecimento de ensino da rede pública com sede em Florianópolis. 
Mobilização
Para apoiar as atividades do “TCE na Escola”, cujos trabalhos, em sala de aula, foram desenvolvidos entre os meses de agosto e setembro, o Tribunal publicou no Portal da Instituição (www.tce.sc.gov.br) um hotsite (http://servicos.tce.sc.gov.br/concurso2013/), onde também estão as últimas notícias sobre o Projeto. O espaço serviu para alunos e professores acessarem as informações sobre o Concurso, seu regulamento e cronograma, além de oferecer material de pesquisa. O hotsite disponibilizou a versão digital do folder com “informações ao professor”, vídeo, publicações e links para outros materiais e fontes. Tudo para ajudar educadores e alunos na preparação das atividades que antecederam a produção das redações em sala de aula.

Um exemplo é a versão digital do gibi “A Nossa Parte”, um dos principais instrumentos de mobilização da segunda edição do “TCE na Escola”. A publicação, também distribuída às escolas junto com o kit do II Concurso, usa a linguagem dos quadrinhos para facilitar a compreensão de temas relacionados aos gastos dos governos e à missão do Tribunal na fiscalização. 

Mas, independente do fim do II Concurso de Redação, o espaço permanece no Portal do TCE/SC como fonte de pesquisa e pode contribuir para a formação de uma geração mais conectada com o dever e o direito de fiscalizar a aplicação dos recursos que a sociedade entrega aos governos na forma de impostos.

Saiba mais: A premiação 


1º colocado e professor orientador em cada Regional e no Instituto Estadual de Educação (IEE):  Menção honrosa 

1º colocado e professor orientador na etapa estadual: 1 tablet de 10 polegadas, cada um 

2º colocado e professor orientador na etapa estadual: 1 tablet de 10 polegadas, cada um (*) 

3º colocado e professor orientador na etapa estadual: 1 tablet de 10 polegadas, cada um (*) 

Escolas dos alunos 1º, 2º e 3º colocados na etapa estadual: 1 kit de livros de literatura, cada uma 

1º colocado na etapa estadual e seus colegas de classe, professor orientador da redação, responsáveis legais e diretor da escola: Viagem de ônibus a Florianópolis, com estadia, para passeio cultural e participação da solenidade de premiação 

2º e 3º colocados na etapa estadual, professores orientadores da redação, responsáveis legais e diretores das escolas: Viagem de avião a Florianópolis, com estadia, para passeio cultural e participação da solenidade de premiação (*)

Fonte: Regulamento do concurso e Instituto de Contas (*) 

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