O Tribunal de Contas de Santa Catarina realiza, até o dia 15 de junho, pesquisa com o objetivo de colher subsídios de gestores públicos, advogados, representantes de instituições não governamentais, jornalistas, cidadãos em geral e público interno para a reformulação do Portal da Instituição (www.tce.sc.gov.br). Com 22 questões objetivas, o questionário está publicado no Portal do TCE/SC e será encaminhado, por e-mail, para alguns stakeholders — pessoas e organizações interessadas no serviço da Instituição.
A reformulação busca ampliar o acesso a informações de interesse público e aos serviços prestados pela Corte catarinense, a partir da utilização de recursos de acessibilidade e de leiaute responsivo para computadores e dispositivos móveis em todas as páginas, com navegabilidade entre as funcionalidades.
Serão consideradas as exigências da Lei n. 12.527/2011 (Lei de Acesso à Informação) — para garantir a transparência do controle externo e estimular o exercício da cidadania —, contemplados conceitos de Arquitetura da Informação — para viabilizar o fluxo efetivo das informações — e promovidas a integração e a gestão eficiente dos conteúdos — para a permitir a manutenção e atualização do Portal.
A pesquisa aborda frequência de uso; tempo de permanência; organização, segmentação por público-alvo, quantidade e transparência das informações; áreas mais acessadas; linguagem utilizada; e recursos de acessibilidade. Também há perguntas sobre criação de espaços sobre decisões e acórdãos aprovados, imputações de débito e aplicações de multas, recursos que, efetivamente, ingressam nos cofres públicos, julgamentos de contas pelos legislativos e diretorias técnicas e administrativas do TCE/SC.
Outros questionamentos são referentes à disponibilização das informações em outros idiomas; ao interesse de recebimento de aviso sobre atualização de conteúdo; à possibilidade de personalização do conteúdo; a mudanças no sistema de busca utilizado; à inclusão do mapa do Portal e de links para sites de outros órgãos que também exercem o controle externo. Os respondentes ainda poderão fazer sugestões e disponibilizar dados para eventual contato do Tribunal.
Para a reformulação, além da pesquisa, serão considerados os dados do Google Analytics, o mapa do calor e levantamentos feitos em páginas na internet de entidades com atuação semelhante à da Corte de Contas catarinense.
O trabalho está sendo executado por uma equipe multidisciplinar, constituída por meio das Portarias 292/2019, 901/2019 e 126/2020. Integram a comissão — sem ônus para os cofres públicos —, representantes do Gabinete da Presidência (GAP), das diretorias-gerais de Administração (DGAD) e de Controle Externo (DGCE), da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) e da Assessoria de Comunicação Social (ACOM) (Quadro).
Quadro: integrantes da Comissão
Servidor |
Unidade |
Juliana Francisconi Cardoso (coordenadora) |
Gabinete da Presidência |
Jairo Wensing |
Gabinete da Presidência |
Edison Stieven |
Diretoria-Geral de Administração |
Reinaldo Gomes Ferreira |
Diretoria-Geral de Controle Externo |
Lúcia Helena Fernandes de Oliveira Prujá |
Assessoria de Comunicação Social |
Wallace da Silva Pereira |
Diretoria de Tecnologia da Informação |
Trícia Munari Pereira |
Diretoria de Tecnologia da Informação |
Edipo Juventino da Silva |
Diretoria de Tecnologia da Informação |
Daniel Antunes dos Santos |
Diretoria de Tecnologia da Informação |
Fonte: Portarias 292/2019, 901/2019 e 126/2020.
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