Presidente do TCE/SC participa de reunião de encerramento do ano do CNPTC

ter, 15/12/2020 - 23:35
Presidente do TCE/SC participa de reunião de encerramento do ano do CNPTC

O presidente do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC), conselheiro Adircélio de Moraes Ferreira Júnior, participou nesta segunda-feira (14/12) da 9ª e última reunião do ano do Conselho Nacional dos Presidentes de Tribunais de Contas (CNPTC).

O encontro virtual contou com representantes da Associação Nacional dos Membros dos Tribunais de Contas (Atricon), Instituto Rui Barbosa (IRB), Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom), Associação Nacional dos Ministérios Públicos de Contas (Ampcon) e Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros Substitutos (Audicon).

O presidente do CNPTC, conselheiro Joaquim de Castro (TCM/GO) abriu a reunião com a apresentação de um vídeo de retrospectiva, com as principais ações do Conselho em 2020. Ele também agradeceu a todos pelo esforço de se reinventarem em um momento de dificuldade.

Durante sua manifestação, Adircélio, atual secretário-geral do CNPTC, lembrou que 2020 foi especialmente desafiador para o Sistema de Contas por causa da pandemia, mas também um ano de crescimento profissional e institucional. “Tenho certeza de que, a partir das dificuldades enfrentadas, conseguimos evoluir bastante e temos plenas condições para encarar 2021 com muita altivez e cada vez mais preparados”, disse.

Adircélio destacou a importância da entidade, por ser um ambiente para compartilhamento de eventuais dúvidas, mas principalmente de troca das diversas iniciativas positivas, respeitando-se as características locais, que têm contribuído para o aperfeiçoamento do Sistema como um todo. “É importante que o CNPTC mantenha esta postura dialógica com as outras entidades irmãs como Atricon, Abracom, Audicon e Ampcon para trabalharmos unidos pelo fortalecimento dos Tribunais de Contas”, afirmou.

O encontro marcou o encerramento das atividades anuais do CNPTC e foi também um momento de confraternização, marcado pela gratidão aos conselheiros que encerram seus mandatos frente às presidências de seus tribunais e as boas-vindas aos que assumirão para o biênio 2021-2022.

O presidente do TCU, ministro José Mucio, foi homenageado em virtude de sua aposentadoria. Também fizeram uso da palavra, o presidente da Atricon, conselheiro Fábio Nogueira (TCE-PB); a futura presidente do TCU, a ministra Ana Arraes; o presidente da Abracom, conselheiro Thiers Montebello; o ministro-substituto do TCU, Marcos Bemquerer; e o presidente da Ampcon, procurador de contas Stephenson Victer (MPC-PA).

Todos, de modo geral, ressaltaram a gestão de excelência do presidente Joaquim de Castro a frente do CNPTC, o apoio das instituições parceiras e representativas, a importância da união para a superação do momento atípico e a qualidade das ações e projetos desenvolvidos ao longo do ano, para o Sistema Tribunais de Contas e para a democracia.

Acompanhe o TCE/SC:
www.tce.sc.gov.br — Notícias — Rádio TCE/SC