TCE/SC aposta no desenvolvimento de ações inovadoras para melhoria da eficiência e eficácia dos serviços prestados à sociedade

sex, 22/11/2019 - 18:19
banner

“A transformação não acontece quando a sociedade adota novas ferramentas, mas sim quando adota novos comportamentos.” A frase, do escritor e professor norte-americano Clay Shirky, embasou a palestra de André Tamura, fundador e diretor executivo da WeGov, no auditório do Tribunal de Contas de Santa Catarina, na tarde desta quinta-feira (21/11), em Florianópolis.

Com o tema “Inovação no Setor Público”, a abordagem buscou sensibilizar os servidores para o projeto InovaTCE, que prevê a adoção de medidas inovadoras pelas unidades administrativas e de controle externo para que a Instituição enfrente os desafios do século atual e melhore a eficiência e eficácia dos serviços e a interação com os cidadãos.

Ao apresentar o expositor, o vice-presidente do TCE/SC, conselheiro Herneus De Nadal, representando o presidente Adircélio de Moraes Ferreira Júnior, destacou que as instituições públicas não podem permanecer paradas no tempo. “O país avançou, o mundo avançou, estamos na era digital, e precisamos acompanhar e estar conectados com a evolução”, frisou, ressaltando que os órgãos públicos precisam responder aos anseios da sociedade na velocidade que ela exige. “O programa InovaTCE contribui de forma substantiva para que possamos avançar e aprimorar nossas funções e atribuições, integrando a sociedade com os órgãos públicos”, concluiu.

Em sua exposição, André Tamura apresentou um pequeno histórico da evolução tecnológica do último século, desde o surgimento do primeiro computador, mencionando o quanto essa revolução provocou mudança no comportamento das pessoas, seja na forma de se comunicar ou de interagir. Salientou que os órgãos e instituições públicas estão inseridos nesse contexto e, portanto, devem estar preparados para a mudança.

Para tanto, falou das diretrizes estabelecidas pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE): adotar e reforçar a inovação no setor público; incentivar e equipar todos os servidores para inovar; cultivar novas parcerias e envolver vozes diferentes; apoiar a exploração, iteração e testes; e difundir lições e compartilhar práticas.

Tamura relacionou algumas tendências para a inovação no setor público. Segundo ele, existe atualmente um grande índice de conectividade tecnológica na população mundial. Ele apresentou pesquisas que indicam que 82% das pessoas buscam informações em algum dispositivo (por exemplo, celular), diariamente, e que o tempo médio de uso da internet é de 3 horas diárias.

Outro aspecto apontado foi o engajamento dos cidadãos, por meio da interatividade que a tecnologia possibilita. “A rede mundial não permite aos cidadãos apenas expressarem opinião, mas, também, interagir e influenciar as organizações em suas ações”, explicou.

O expositor comentou sobre o Big Data, revelando que, atualmente, os dados/informações são instrumentos extremamente importantes para a tomada de decisão. Lembrou a necessidade das parcerias estratégicas, dizendo que muitas organizações acabam perdendo tempo e dinheiro por não as estabelecer. E citou a metodologia conhecida por Design Thinking, que é uma forma de resolver problemas aplicando o pensamento de design criativo e centralizador de pessoas, para buscar soluções e melhorar os processos internos.

Ao contextualizar o Tribunal de Contas no cenário futuro, Tamura fez o público refletir sobre como será o trabalho desenvolvido pela Corte daqui a 10 ou 30 anos. “Estaremos num mundo que não temos a menor ideia de como será”, observou. Mas frisou que os desafios devem ser enfrentados com criatividade e inovação.

InovaTCE

O InovaTCE está entre os 118 tópicos listados na Portaria N. TC-895/2019, disponibilizada no Diário Oficial Eletrônico do TCE/SC de 29 de outubro e que aprovou o Plano de Ação da Corte catarinense para os exercícios de 2019 e 2020. “Este projeto só vai acontecer com o engajamento e a participação de todos”, enfatizou o assessor de Governança de Tecnologia da Informação, Jairo Wensing, no final da palestra.

Segundo Wensing, o projeto está em fase de construção. Ele adiantou, no entanto, algumas ações previstas. A exemplo da exposição de André Tamura, serão desenvolvidas outras iniciativas para sensibilização do público interno sobre a importância da inovação no setor público.

A instituição de um prêmio como reconhecimento para ideias que busquem desburocratizar processos na administração pública; a realização de cursos de capacitação em coaching e cocriação; a organização de discussões para estimular a reflexão sobre o tema; a criação de um espaço físico que forneça oportunidades para a prática colaborativa; e o estabelecimento de parceria com o Ministério Público do Estado para dar segurança ao impulso à inovação são outras ações.

Na sessão do Pleno de 20 de novembro, o presidente do Tribunal, Adircélio de Moraes Ferreira Júnior, ressaltou que o envolvimento do público interno é fundamental para a busca de soluções conjuntas relacionadas à transformação digital, um dos desafios do século atual. “Diante disso, as organizações têm que se reinventar”, afirmou ao destacar a necessidade da mudança de cultura e da reorganização dos processos de trabalho.

Crédito das fotos: Douglas Santos (ACOM-TCE/SC).

Acompanhe o TCE/SC:

www.tce.sc.gov.br — Notícias — Rádio TCE/SC