menu

TCE/SC e Ministério Público de SC alinham parceria para modelos de inovação

sex, 24/01/2020 - 16:07
.

Um encontro entre o presidente do Tribunal de Contas de Santa Catarina, conselheiro Adircélio de Moraes Ferreira Júnior, e o presidente do Ministério Público de Santa Catarina, procurador-geral de Justiça Fernando da Silva Comin, selou a intenção das duas instituições de formalizar a criação de um grupo de trabalho para desenvolver em conjunto iniciativas relacionadas à inovação tecnológica.

"Essa parceria é valorosa para as instituições, que passam, de maneira disruptiva, a buscar mecanismos que potencializem a eficiência das ações de controle", afirma Adircélio. Para Comin, trata-se de um novo momento da administração pública: "A iniciativa privada já se beneficia da inovação, mas o serviço público ainda não", avalia.

O grupo de trabalho proposto teria algumas missões. Entre elas, a de elaborar regramentos que permitam a utilização de ferramentas já disponíveis, mas que, por serem novidade, não se enquadram em leis já existentes. "A tecnologia tem avançado mais rapidamente do que a legislação. Esse grupo de trabalho, já bem encaminhado entre o TCE/SC e o Ministério Público, será fundamental até, para quem sabe, elaborar um marco legal para segurança jurídica. É um desafio muito grande que envolve vários aspectos culturais e administrativos", conclui Adircélio.

"Já viemos implantando um perfil inovador focado na transformação digital do Tribunal de Contas, mas precisamos avançar mais rapidamente nessa área", disse o gestor do InovaTCE, Jairo Wensing, que é assessor de governança estratégica de Tecnologia da Informação. O InovaTCE é um projeto desenvolvido em três frentes (pessoas, processos e tecnologia) voltado à aplicação de ações com o objetivo de melhorar ainda mais o ambiente de trabalho e o desempenho do Tribunal. O resultado esperado é uma maior percepção da sociedade sobre o valor que o TCE/SC tem para ela.

Iniciativa semelhante é desenvolvida também no Ministério Público, tendo à frente o coordenador de tecnologia do MPSC, promotor Guilherme Zattar.

 

Foto: Douglas Santos

Galeria de Fotos
Fechar
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques