menu

Baixos índices de vacinação contra a covid-19 entre crianças e adolescentes preocupa TCE/SC

ter, 31/05/2022 - 19:22
Imagem mostra uma mão com uma luva cirúrgica azul segurando uma seringa em primeiro plano. Em segundo plano, sem ser possível identificar quem é, uma criança de máscara azul

O Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) está acompanhando os números da vacinação contra a covid-19 no Estado e chama a atenção dos gestores públicos para os baixos índices de vacinação entre crianças de 5 a 11 anos e adolescentes de 12 a 17 anos. Levantamento feito pela Diretoria de Informações Estratégicas (DIE), concluído em março, já apresentava um indicativo do atual cenário. Na época, a taxa de cobertura vacinal entre os adolescentes, por exemplo, era de 82,1% com a primeira dose e 54,7% com a segunda dose.

Quase dois meses depois, dados do vacinômetro da Secretaria da Saúde do Governo do Estado mostram que o percentual de adolescentes que tomaram a primeira dose chega a 91,5%, mas os imunizados com as duas doses não atingem 70% (69,1%). No fim da semana passada, o Ministério da Saúde passou a indicar a terceira dose para adolescentes de 12 a 17 anos, o que confirma a preocupação com o avanço dos casos de infecção pelo vírus.

Os números referentes à vacinação do público infantil são ainda mais preocupantes. Atualmente, segundo a Secretaria Estadual da Saúde, apenas 23% das crianças vacináveis receberam as duas doses, enquanto 45,6% receberam somente a primeira. "O negacionismo e o preconceito dos adultos não pode atingir nossas crianças. É preciso uma mobilização da sociedade para que haja o entendimento da importância da vacinação contra a covid-19. O perceptível aumento do número de casos torna urgente uma mobilização para frear o avanço da doença”, alerta o conselheiro do TCE/SC Luiz Eduardo Cherem, que já foi secretário de Estado da Saúde.

A observação do conselheiro Cherem, que no TCE/SC é quem responde por questões relacionadas à pandemia, é um alerta para que sejam disseminadas informações sobre a importância da vacinação em crianças e adolescentes, uma vez que foi derrubada a obrigatoriedade do uso de máscaras em sala de aula. 

Acompanhe o TCE/SC
www.tcesc.tc.br — Notícias — Rádio TCE/SC  
Twitter: @TCE_SC  
Youtube: Tribunal de Contas SC  
Instagram: @tce_sc  
WhatsApp: (48) 98809-3511  
Facebook: TribunalDeContasSC  
 

Galeria de Fotos
Fechar
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques