Conselheiro Herbst promove discussão sobre o Sistema Instantâneo de Apoio ao Controle Interno

sex, 08/08/2008 - 14:06

O conselheiro Luiz Roberto Herbst promoveu uma reunião no Plenário, na terça-feira (05/08), para ouvir os conselheiros, auditores substitutos de conselheiros e os diretores da DGCE, DLC, DMU, DCE, DAE, DPE e DIN, além de assessores dos gabinetes, sobre o Sistema Instantâneo de Apoio ao Controle Interno. O sistema foi desenvolvido por servidores do gabinete do conselheiro Moacir Bertoli, em parceria com o Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (Ciasc), e é objeto do processo ADM 07/00672958, do qual Herbst é o relator. O objetivo da reunião foi o de buscar subsídios para a elaboração da proposta de voto. Segundo o conselheiro Herbst, a intenção é que o uso do sistema pelas prefeituras, câmaras, etc., seja facultativo e sirva de apoio ao controle interno dessas unidades municipais. O TCE poderia também usar dados desse sistema para apoiar alguns relatórios de auditorias.
     O sistema foi apresentado aos presentes pelos servidores Jorge de Souza e Ivo Possamai, lotados no gabinete do conselheiro Bertoli, que também compareceu à reunião, assim como os auditores substitutos de conselheiro Sabrina Nunes Iocken e Adircélio de Moraes Ferreira Júnior. O Sistema Instantâneo é um instrumento gerencial que recebe, diariamente, em um banco de dados localizado no Ciasc, todas as informações dos diversos órgãos e setores da unidade gestora e disponibiliza vários relatórios para o controle interno, com o objetivo de orientar o administrador a tempo de corrigir falhas durante sua gestão. As prefeituras de Joinville e Blumenau e a Câmara de Florianópolis já utilizam o sistema como unidades piloto.
      Com o sistema, o gestor público pode acompanhar diariamente o desempenho dos fundos, fundações, autarquias e empresas municipais. Pode saber como está o desempenho da arrecadação das receitas e o atendimento dos limites da Lei de Responsabilidade Fiscal, e como estão as despesas e os gastos com saúde, educação, etc.