Coral do TCE lança seu primeiro CD

seg, 13/08/2007 - 00:00

O Coral Hélio Teixeira da Rosa - do Tribunal de Contas do Estado - lança, nesta terça-feira (14/08), seu primeiro CD. Durante o evento, que será realizado às 18 horas, no auditório da Instituição, na Capital, os 31 cantores - entre servidores e amigos do TCE - vão apresentar um repertório, com 13 músicas (quadro). A seleção buscou valorizar peças populares e folclóricas de compositores catarinenses e que, também, representassem a cultura musical da Ilha de Santa Catarina.
          Com o ato, a Corte catarinense pretende ser vista não somente como um órgão de fiscalização e orientação da gestão pública, mas, também, como um espaço de divulgação cultural, possibilitando uma integração mais intensa com a sociedade. "Que este primeiro CD possa levar, ainda mais longe, as mensagens, o canto e o entusiasmo das vozes dos servidores do Tribunal de Contas, contribuindo para o incentivo às manifestações culturais e artísticas", enfatiza o presidente do TCE, conselheiro José Carlos Pacheco.
          O show para apresentação das 13 músicas vai contar com o acompanhamento de banda formada pelos instrumentistas Luiz Gustavo Zago (piano/teclado), Denise de Castro (piano/teclado), Marco Wagner (violão), Rafael Calegari Ramos (baixo), Wellinghton d` Sá (bateria/violão), Altair Debona Castelan (bandoneon), Jovenil Pereira dos Santos (acordeão), Marina Beraldo (flauta), Fred Bavasso da Silva (percussão) e Dirso Anderle (gaita).
          O lançamento do primeiro CD marca os cinco anos de atividades do Coral do Tribunal. Além de músicas locais, há faixas bônus com o Hino Nacional Brasileiro e do Estado de Santa Catarina, que contaram com a participação da Banda da Polícia Militar de Santa Catarina. A produção geral ficou a cargo do regente, Rogério Guilherme de Oliveira, com assistência de Alécio Costa, do Performance Music Estúdio, na produção musical. A preparação vocal dos coralistas é de responsabilidade de Cláudia Todorov.
          Segundo Rogério Guilherme, a escolha do repertório buscou a coesão do conjunto da produção musical, aliada ao prazer estético na audição. Na seleção musical destaque para alguns requisitos, como a tessitura do Coral, a variedade de autores e a riqueza de ritmos.

As músicas que constituem as 13 faixas do CD:
1. Ilha (Altair Debona Castelan) - Arranjo Vocal do Autor
2. Lagoa da Conceição (Orlando Mello - Neco) - Arranjo Vocal: Carlos Lucas Besen
3. Nas Manhãs do Sul do Mundo (Daniel Lucena) - Arranjo Vocal: Luiz Fernando Melara
4. Terra das Aroeiras (Nélson Wagner) - Arranjo Vocal: Moacyr Pórtes
5. Canto da Despedida ( Osvaldo Ferreira de Melo) - Arranjo Vocal: Rogério Guilherme de Oliveira
6. Maria (Folclore da Ilha de Santa Catarina) - Arranjo Vocal: André Franzoni
7. Cantigas do Boi-de-Mamão (Folclore da Ilha de Santa Catarina) Carlos Lucas Besen
8. Chega (João Carlos de Souza) - Arranjo Vocal: Maurício Soares
9. Canção Praieira Nº 4 - Florianópolis (Osvaldo Ferreira de Melo & Aníbal Nunes Pires) - Arranjo Vocal: Emanoel Paulo Peluso
10. Lua Mansa (Álisson Mota) - Arranjo Vocal: Carlos Lucas Besen
11. Sempre é Assim (Jorge Coelho) - Arranjo Vocal: Rogério Guilherme de Oliveira
12. Lundum (Neno Miranda) - Arranjo Vocal: Rogério Guilherme de Oliveira
13. Rancho de Amor à Ilha (Zininho) Hino de Florianópolis - Arranjo Vocal: Aldo Krieger

Saiba mais:
O Coral do Tribunal de Contas de Santa Catarina foi instituído pela Resolução TC-06, de 02 de setembro de 2002. A denominação Coral Hélio Teixeira da Rosa foi uma homenagem ao maestro catarinense e pesquisador da história da música do Estado que também foi servidor do TCE. O grupo, que em 2006 foi aberto à comunidade, conta hoje com 31 cantores, a maioria integrantes do corpo funcional.