Edição nº 86 do Boletim Informação pode ser acessada no site do TCE

seg, 11/02/2008 - 00:00

A edição nº 86 do Boletim Informação já está disponível na seção "Publicações" do menu da página de abertura do site do Tribunal de Contas de Santa Catarina (www.tce.sc.gov.br). A versão impressa - 3.000 exemplares destinados para os públicos interno e externo - começou a ser distribuída no dia 06/02, quando as atividades da Corte foram retomadas. Nesta edição, a matéria de capa aborda a auditoria in loco nas pontes que ligam a parte insular e continental da Capital, determinada pelo presidente do TCE, conselheiro José Carlos Pacheco, além da repercussão do tema.
     Outros destaques do boletim são a realização do 1º Painel de Referência, iniciativa inédita do TCE que teve como objetivo colher sugestões da sociedade acerca da auditoria operacional em curso na Fatma, a decisão do Pleno em anular o edital da Prefeitura de Brusque para instalação de radares eletrônicos e o Programa Portas Abertas que, no ano passado, recebeu também crianças e adolescentes, a exemplo dos vereadores mirins do município de Matos Costa.
     Diversas matérias trataram da auditoria das pontes, determinada pelo presidente, José Carlos Pacheco, após a queda de um caminhão da Colombo Salles. As conclusões da área técnica apontaram que os guard-rails apresentavam medidas diferentes das previstas no projeto original, além de não atenderem às normas da Associação Brasileira de Normas e Técnicas (ABNT). A apreciação do processo, com tramitação prioritária no Tribunal, teve ampla cobertura da imprensa e contou com a presença de representantes de diversas entidades e órgão públicos.
     O X Ciclo de Estudos de Controle Público da Administração Municipal também teve espaço no boletim. Com o novo formato adotado no último ano, programação específica para cada segmento do público - político-executivo, político-legislativo e técnicos -, o evento bateu recorde de participação, atingindo a marca de 3211 pessoas inscritas. A instauração de Tomadas de Contas Especial para apurar danos ao Erário foi um dos temas discutidos no X Ciclo.
     Fechando o informativo, a adesão do governo do Estado à campanha "O que você tem a ver com a corrupção" e o IV Encontro do Colégio de Corregedores dos Tribunais de Contas do Brasil (IV Eccor), realizado em Florianópolis, aparecem na contracapa. Nesta matéria, são apresentados os principais pontos defendidos na Carta de Florianópolis, como a implantação de ouvidorias nos TC´s, e os eleitos para a presidência do Colégio.
     Esse é o décimo primeiro número do INFORMAÇÃO, depois da retomada do projeto em 2005. Além da versão "on-line", a 86ª edição do informativo também está sendo distribuída na versão impressa para todos os Tribunais de Contas do Brasil, unidades fiscalizadas, órgãos e entidades de controle público, bibliotecas, instituições de ensino superior, imprensa e cidadãos interessados.