Integrantes do TCE/SC participam de encontro de contadores e controladores públicos em Jaraguá do Sul

ter, 19/08/2014 - 14:23

O auditor fiscal de controle externo do Tribunal de Contas de Santa Catarina Luiz Cláudio Viana e o conselheiro aposentado Salomão Ribas Junior irão palestrar no 3º Encontro Catarinense de Contadores e Controladores Públicos, marcado para os dias 21 e 22 de agosto (quinta e sexta-feira), em Jaraguá do Sul. Com o tema “Inovação e valorização profissional”, o evento é uma realização do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC) e da prefeitura de Jaraguá do Sul. As inscrições estão abertas no site http://www.ecccp.com.br/. Além do auditor fiscal Luiz Cláudio, o TCE/SC inscreveu oito servidores (Quadro).

Ribas Jr. ministrará palestra no painel “A atuação dos Tribunais e Contas na implantação da Contabilidade Aplicada ao Setor Público”, às 13h30 do dia 21 de agosto, que contará com a participação do presidente do TCE/BA Inaldo da Paixão Santos Araújo. Logo após, às 16 horas, inicia o talk show, como foi designada a atividade pelos organizadores, com o tema “Desafios e Vantagens da Adoção da Contabilidade Aplicada ao Setor Público”, no qual participa o auditor Luiz Cláudio Viana.

Moderado por Michele Patricia Rocalio, gerente de estudos e normatização contábil da Secretaria da Fazenda de Santa Catarina e vice-presidente de Administração e Finanças do CRCSC, o talk show reunirá ainda Leonardo Silveira Nascimento, coordenador-geral de Normas de Contabilidade aplicada à Federação da Secretaria do Tesouro Nacional (STN); Lucilene Florêncio Viana, contadora da prefeitura de Manaus e vice-presidente de Controle Interno do Conselho Federal de Contabilidade (CFC); Adriano de Souza Pereira, diretor de Contabilidade-geral da Secretaria de Estado da Fazenda de Santa Catarina (SEFAZ/SC); e José Rafael Corrêa, secretário executivo da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (AMMVI).

A solenidade de abertura do evento está marcada para as 9h30. A programação também prevê para o primeiro dia (21/8) a realização da palestra magna “Valorização do Contador Público: Qualidade e Transparência das Informações”, às 10:30, com Antônio Marmo Trevisan, presidente da Trevisan Escola de Negócios e membro da Academia Brasileira de Ciências Contábeis. O prefeito de Jaraguá do Sul Dieter Janssan e o presidente do CRCSC Adilson Cordeiro serão os debatedores da palestra magna.

O último dia de programação terá a palestra “Transparência Pública, Comunicação Digital e Cidadania”, às 8h30, a ser ministrada pelo colunista e comentarista Moacir Pereira, e o painel “Patrimônio Público – Tratativas Contábeis”, às 10h15, com participação da contadora-geral do Governo de Minas Gerais, com a palestra “A Experiência do Estado de Minas Gerais – Ativo Imobilizado”, e do contador da Sefaz/SC Jorge Luiz Alves, que abordará “A Experiência do Estado de Santa Catarina – Ativos de Infraestrutura”.

Durante a tarde, as atividades iniciam com a palestra “Renúncia de Receitas: Procedimentos Contábeis e Aspectos Fiscais”, da analista de Finanças e Controle da STN Selene Peres Nunes, às 13h30. Na sequência, às 14h30, ocorrerá o painel “Consórcios Públicos”, no qual a procuradora de Contas Élida Graziane Pinto, do Ministério Público de Contas do Estado de São Paulo, palestra sobre “Aspectos Legais”, e o analista de Finanças e Controle da STN Bruno Ramos Mangualde, sobre “Aspectos Contábeis”. Antes do encerramento, às 18 horas, está prevista ainda a palestra “O Papel do Controle Interno na Adaptação da Contabilidade Aplicada ao Setor Público”, que será proferida pelo conselheiro do CRCMG e membro da Academia Mineira de Ciências Contábeis Milton Mendes Botelho, às 16h45.

Servidores inscritos

Alexandre Fonsêca Oliveira