TCE orienta mais de 2 mil gestores em oito etapas do X Ciclo de Estudos

qua, 19/09/2007 - 00:00

Mais de 2 mil gestores públicos - prefeitos, vice-prefeitos, secretários, assessores, vereadores e técnicos municipais - já receberam a orientação do Tribunal de Contas de Santa Catarina durante as oito etapas do X Ciclo de Estudos de Controle Público da Administração Municipal, realizadas nos municípios de Florianópolis, São Miguel do Oeste, Maravilha, Chapecó, Concórdia, Joaçaba, Lages e Rio do Sul.
     A grande participação está dentro das expectativas do Instituto de Contas que, este ano, desenvolveu uma programação específica para cada segmento de público alvo. Em discussão, questões consideradas essenciais para o aprimoramento das administrações e para a eficaz gestão dos recursos públicos.
     A implantação e funcionamento adequado do controle interno nas prefeituras, papel das Câmaras no julgamento das contas municipais, contratação de pessoal para os programas Saúde da Família, regime próprio de previdência, licitações de obras públicas e tomada de contas especial, estão entre os temas.
     Dos cerca de 2 mil administradores públicos, 367 participaram da etapa em Florianópolis (31/07), 190 em São Miguel do Oeste (10/09), 173 em Maravilha (11/09), 220 em Chapecó (12/09), 230 em Concórdia (13/09), 400 em Joaçaba (17/09), 300 em Lages (18/09) e 260 em Rio do Sul (19/06).
     Na Capital, a orientação foi dirigida aos gestores públicos dos 22 municípios da Grande Florianópolis, em São Miguel do Oeste das 19 cidades do Extremo Oeste, em Maravilha dos 23 Executivos e Legislativos do Entre Rios e do Noroeste, em Chapecó das 20 cidades do Oeste, em Concórdia dos 30 municípios do Alto Uruguai e do Alto Irani, em Joaçaba dos 32 Executivos e Legislativos do Alto Vale do Rio do Peixe e do Meio Oeste, em Lages dos 25 municípios da região Serrana e do Planalto Sul e em Rio do Sul das 28 cidades do Alto Vale do Itajaí.
     Ainda serão realizadas outras quatro etapas: em Blumenau (20/09), Joinville (21/09), Tubarão (27/09) e Criciúma (28/09). Ao final, a orientação atingirá os gestores públicos dos 293 municípios catarinenses.
     Organizado pelo Instituto de Contas do Tribunal de Contas de Santa Catarina, o X Ciclo de Estudos de Controle Público da Administração Municipal conta com a parceria do Ministério Público, das Associações dos Municípios, da Federação Catarinense dos Municípios (Fecam) e da União dos Vereadores de Santa Catarina (Uvesc).