Vice-presidente do TCE/SC participa de evento internacional sobre auditoria, governança e accountability

ter, 06/12/2016 - 18:35
Seminário Internacional de Auditoria, Governança e Accountability

O vice-presidente do Tribunal de Contas de Santa Catarina, conselheiro Adircélio de Moraes Ferreira Júnior, participou, no dia 25 de novembro, no Tribunal de Contas de São Paulo, do Seminário Internacional de Auditoria, Governança e Accountability. Realizado pela Organização para Desenvolvimento e Cooperação Econômica (OCDE) e pela Corte de Contas paulista, o evento debateu o aprimoramento das atividades de controle externo desenvolvidas pelos Tribunais de Contas no Brasil. Segundo Ferreira Jr., um dos destaques foi a exposição do diretor da OCDE, Luiz de Mello, que tratou do papel das entidades fiscalizadoras e a boa governança pública.

O vice-presidente do TCE/SP, conselheiro Sidney Beraldo, apresentou os resultados do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM), uma ferramenta que, por meio de diversos indicadores, procura mensurar a qualidade do gasto público nas diversas áreas de atuação do poder público municipal, como saúde e educação. Foram apresentados os dados consolidados do indicador, que analisou os 644 municípios paulistas, com exceção da capital, em sete áreas temáticas (educação, saúde, planejamento, gestão fiscal, proteção ao meio ambiente, cidadãos e tecnologia da informação).

Na segunda-feira (28/11), conselheiros, servidores dos Tribunais de Contas e representantes da OCDE reuniram-se para tratar de perspectivas de trabalhos conjuntos e parcerias entre as instituições, com foco na disseminação de boas práticas no acompanhamento e implementação de políticas públicas, em favor da boa governança. O auditor fiscal de controle externo do TCE/SC Marcelo Brognoli da Costa, lotado no gabinete do vice-presidente, participou dessa reunião.

Crédito das fotos: TCE/SP.

Saiba mais: Organização para Desenvolvimento e Cooperação Econômica

Entidade fundada em 1960 para estimular o progresso econômico e comercial por meio do compartilhamento de experiências, identificando boas práticas e buscando soluções para problemas em comum.

Com sede na França, a OCDE reúne 35 países.

Fonte: https://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=en&u=https://en.wikipedia.org/wiki/Organisation_for_Economic_Co-operation_and_Development&prev=search