Artigo do conselheiro Adircélio, do TCE/SC, está disponível na Internet

qua, 30/07/2014 - 18:06

O trabalho “O Papel das Escolas de Governo e da Metodologia Problematizadora na Concretização do Direito Fundamental à Boa Administração Pública”, do conselheiro do Tribunal de Contas de Santa Catarina Adircélio de Moraes Ferreira Junior, já pode ser acessado em versão online por meio do site Publica Direito. O artigo foi apresentado pelo conselheiro, que é mestrando em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no Grupo de Trabalho Direito e Administração Pública I do XXIII Encontro Nacional do Conpedi (Congresso Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito), que ocorreu neste ano, entre 30 de abril e 2 de maio, na UFSC (Saiba mais).

O artigo, que integrou o livro Direito e Administração Pública I, aborda a importância da adoção de metodologias problematizadoras nas Escolas de Governo para a formação profissional crítica do servidor público. A problematização e a aprendizagem baseada em problemas (APB) são analisadas enquanto métodos para contribuir com a quebra de paradigmas por parte da Administração Pública e de seus servidores. Rupturas na atuação tradicional do Estado e seus agentes é o único meio pelo qual o autor acredita ser possível o atendimento da crescente demanda social por serviços públicos de maior qualidade, evidenciada, inclusive, pelos “recentes levantes populares que se insurgiram por todo o País”.