menu

Biblioteca

A Biblioteca Conselheiro Nereu Corrêa funciona desde a instalação do TCE/SC, em fevereiro de 1956. O acervo conta com mais de 13 mil volumes, entre obras impressas e eletrônicas. É composto por publicações oficiais do TCE/SC, de outros órgãos públicos, comerciais e de entidades especializadas em controle no Brasil e no mundo; pela produção intelectual de membros e servidores da Instituição; e por periódicos. 

Especializada na área jurídica, a Biblioteca tem por missão oferecer informação em doutrina e legislação necessária ao apoio das atividades de fiscalização e administrativas do TCE/SC e da sociedade. O acesso à Biblioteca e a consulta ao acervo são abertos ao público em geral. Há locais para estudo e leitura, com possibilidade, inclusive, de uso da rede wi-fi. 

As obras abordam assuntos relacionados ao controle externo; ao direito administrativo, constitucional e tributário; à administração pública; a licitações; à contabilidade; ao orçamento público; a auditorias; à responsabilidade fiscal; à ética; ao combate à corrupção; e a temas de Santa Catarina, que, desde 2002, integram o espaço Odilon Lunardelli, grande incentivador da literatura catarinense.  

No ambiente virtual, há diversos conteúdos disponíveis para download, inclusive no formato de e-book. O setor também viabiliza pesquisa a livros e revistas digitais das bibliotecas Fórum Conhecimento e Zênite Fácil, mas o acesso deve ser feito da sede do TCE/SC. 

Os empréstimos de livros (físicos) são restritos a servidores e estagiários do TCE/SC e do Ministério Público de Contas, conforme definido no Regulamento da Biblioteca 

A constante ampliação do acervo e a qualidade dos serviços oferecidos ao público interno, aos jurisdicionados, aos estudantes e aos cidadãos em geral são as diretrizes da Biblioteca. 

Nereu Corrêa

O nome da Biblioteca é uma homenagem do TCE/SC ao conselheiro Nereu Corrêa (1914-1992), nascido em Tubarão (SC). Professor de língua portuguesa no Instituto Estadual de Educação. Crítico literário, colaborou com artigos em suplementos dos jornais O Estado de S. Paulo e Correio do Povo, de Porto Alegre. Escreveu vários estudos sobre Euclides da Cunha, Cruz e Sousa, Luiz Delfino, Paulo Setúbal, Cassiano Ricardo, entre outros, mostrando ser um meticuloso analista de textos. 

Membro da Academia Catarinense de Letras desde 1960, fundou a cadeira nº 40 e presidiu a entidade em 1965. Secretário particular no governo Irineu Bornhausen, foi nomeado juiz do TCE/SC, em 26/1/1956, pelo então governador. Foi vice-presidente no período de 2/1/1962 a 2/1/1964. Aposentou-se em 17/9/1973. Faleceu em 1992. 

O que faz

A Biblioteca realiza empréstimos, faz reservas e permite consultas físicas e virtuais ao acervo, por meio de sistemas de informações inteligentes. Também mantém um intercâmbio constante com outras bibliotecas para a ampliação de pesquisas. 

O trabalho consiste em apoiar conselheiros, conselheiros-substitutos e servidores na realização de suas atribuições constitucionais e legais. 

Além disso, a Biblioteca conta com um ambiente virtual rico em conteúdos disponíveis ao público externo, tendo como prioridade a comunidade acadêmica. 

Missão

"Oferecer informação em doutrina, legislação e jurisprudência necessárias à atividade judicante e administrativa do Tribunal."

Visão

"Processar informação e produzir conhecimento."

Acervo

Formado por mais de 13 mil volumes, entre obras impressas e eletrônicas, o acervo é composto por publicações oficiais do TCE/SC, de outros órgãos públicos, comerciais e de entidades especializadas em controle no Brasil e no mundo; pela produção intelectual de membros e servidores da Instituição; e por periódicos. Há também um ambiente virtual, com diversas obras disponíveis para downloads, inclusive no formato e-book. 

A produção intelectual ─ científica, acadêmica, técnica e artística ─ conta com mais de 700 itens, dentre livros, capítulos de livros, artigos em periódicos e em eventos, teses de doutorado, relatório de pós-doutoramento, dissertações de mestrado, trabalhos de conclusão de cursos de especialização e de graduação, além de gravação de som. 

A Biblioteca conta com um sistema de gerenciamento eletrônico — o Sistema Sophia (https://sophia.tce.sc.gov.br/sophia_web/) — para consultas, empréstimos, renovações e sugestões de aquisições. Não há necessidade de cadastro para a realização de pesquisas, que podem ser realizadas a partir do título, autor, assunto ou da editora. O sistema de buscas permite saber se determinada obra integra o acervo, facilitando o trabalho de pesquisadores e estudantes interessados em fazer consultas na sede do TCE/SC. 

Reservas online e empréstimos são possíveis apenas ao público interno do TCE/SC.  

Coleções
Consulta ao acervo

Saiba mais:

Links úteis
Fale com a Biblioteca

Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques