menu

Auditor do TCE/SC participa de evento sobre planejamento urbano, em São José

qua, 15/04/2015 - 14:01
Auditor do TCE/SC participa de evento sobre planejamento urbano, em São José

O auditor Gerson dos Santos Sicca representou o Tribunal de Contas de Santa Catarina no 1º Seminário de Planejamento Urbano, realizado em 8 de abril, no município de São José. “Desafios frente à nova dinâmica demográfica: o caso de São José” foi o tema do evento organizado pela Associação dos Municípios da Grande Florianópolis (Granfpolis), com apoio da Prefeitura de São José, cujo objetivo foi apresentar o resultado do estudo de Projeção Demográfica elaborado para a cidade entre 2010 e 2050. O documento, elaborado pelos demógrafos Cecília Mameri e Paulo Campanário, servirá para subsidiar a elaboração do Plano Diretor Participativo do município. 

Na sessão do Pleno desta segunda-feira (13/4), Sicca registrou alguns pontos abordados no seminário. Entre eles, a apresentação do superintendente da Região Metropolitana da Grande Florianópolis, engenheiro e ex-prefeito de Curitiba Cassio Taniguchi, sobre a importância de tratar de forma conjunta sistema viário, uso do solo e transporte público, ao pensar planejamento urbano. O auditor destacou ainda a participação do coordenador do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável da Grande Florianópolis (PLAMUS), engenheiro Guilherme Medeiros, que traçou um panorama do transporte público na Região Metropolitana e mostrou projetos que podem interferir na mobilidade urbana da região, como a adoção do Bus Rapid Transit (BRT), ou Transporte Rápido por Ônibus, que podem ser viáveis economicamente. “Isso diz respeito à nossa análise de editais e de concessões, já que a implantação do BRT interfere no equilíbrio econômico-financeiro dos contratos, porque reduz o custo do serviço”, alertou o representante do TCE/SC. 

Sicca destacou também as exposições do demógrafo Paulo Campanário e do coordenador do Processo de Reelaboração do Plano Diretor Participativo de São José, Edson Cattoni, e ressaltou a importância deste tipo de evento. “É um marco muito interessante para os planos diretores de todos os municípios da região metropolitana”, enfatizou.

O presidente do Tribunal de Contas de Santa Catarina, conselheiro Luiz Roberto Herbst, agradeceu a participação do auditor no evento e lembrou da visita do engenheiro Cássio Taniguchi ao TCE/SC, em fevereiro, para falar sobre mobilidade urbana e pedir a colaboração técnica do órgão de controle externo nas ações da Região Metropolitana.

 

Crédito da foto: Granfpolis

 

Galeria de Fotos
Fechar
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques