menu

Coral do TCE lança CD que valoriza cultura catarinense

qua, 15/08/2007 - 00:00

     O Tribunal de Contas do Estado parou para escutar e apreciar a apresentação que marcou o lançamento do primeiro CD do Coral Hélio Teixeira da Rosa, ontem (14/08), à noite, no auditório da instituição. Conselheiros, procuradores do Ministério Público junto ao TCE, auditores substitutos de conselheiros, servidores ativos e aposentados, além de familiares lotaram o auditório para prestigiar os 31 cantores - entre servidores e amigos do TCE.
     Foram apresentadas as 13 músicas do CD. A seleção buscou valorizar peças populares e folclóricas de compositores catarinenses e que, também, representassem a cultura musical da Ilha de Santa Catarina.
     A interpretação de "Ilha" - uma composição (letra e música) do maestro catarinense Altair Debona Castelan, também responsável pelo arranjo - abriu a apresentação de lançamento do CD. A presença de Castelan, em cena, que acompanhou o grupo com seu bandoneon, emocionou a platéia já que o músico, reconhecido no cenário cultural catarinense, também é auditor aposentado do TCE. O solo de Nilton dos Santos, servidor da Instituição, marcou sua participação especial na música "Canto da Despedida", de Osvaldo Ferreira de Melo, que teve o arranjo vocal do regente, Rogério Guilherme de Oliveira. A execução de "Lua Mansa" - composição de Álisson Mota, com arranjo vocal de Carlos Lucas Besen - teve como destaque a atuação do quarteto vocal integrado por Ana Maria Bonatelli de Melo, Romualdo Caldeira de Andrada, Gabriela Caldeira de Andrada, e, mais uma vez, de Nilton dos Santos.
     Também mobilizou a atenção dos presentes a participação, em três músicas, de João Gabriel Pereira, de apenas oito anos - filho dos servidores do Tribunal que integram o Coral, Wallace da Silva Pereira e Mariléa Pereira.
     Mas a qualidade vocal do grupo, resultado do trabalho que vem sendo construído desde a criação do "Hélio Teixeira da Rosa", em 2002, também ficou evidente em outras interpretações. Foi o caso de Cantigas do Boi-de-Mamão, uma composição de Carlos Bensen, inspirada em temas do folclore da Ilha, que arrebatou a platéia. O domínio técnico do grupo também veio à tona na apresentação de "Chega", de João Carlos de Souza, marcada pelo arranjo vocal de Maurício Soares.
     "O canto coral constitui um exemplo magnífico de sinergia, da coordenação de esforços cujo resultado é expressivamente maior que a soma de cada um dos seus elementos", disse o regente Rogério Guilherme de Oliveira, que é servidor do TCE, ao final da apresentação.  Em nome dos coralistas, Guilherme fez questão de agradecer aos conselheiros Salomão Ribas Junior, idealizador do coral, Otávio Gilson dos Santos, que autorizou a gravação do CD, quando presidente da Casa, e José Carlos Pacheco, atual presidente do Tribunal, que deu continuidade ao projeto e apoiou os trabalhos iniciados no final de 2005, quando tomou posse em fevereiro deste ano.
     O conselheiro Pacheco destacou que aquela noite - de lançamento do CD - era um orgulho para todos os presentes e, principalmente, para o Tribunal de Contas de Santa Catarina. "Que este primeiro CD possa levar ainda mais longe as mensagens, o canto e o entusiasmo das vozes dos servidores do Tribunal de Contas e daqueles que se agregam a eles", declarou.
     O lançamento do primeiro CD marca os cinco anos de atividades do Coral do Tribunal do TCE. Além de músicas locais, há faixas bônus com o Hino Nacional Brasileiro e do Estado de Santa Catarina, que contaram com a participação da Banda da Polícia Militar de Santa Catarina. A produção geral ficou a cargo do regente, Rogério Guilherme de Oliveira, com assistência de Alécio Costa, do Performance Music Estúdio, na produção musical. A preparação vocal dos coralistas é de responsabilidade de Cláudia Todorov que estava na platéia, a exemplo da maestrina Ruth Gebler, uma incentivadora do trabalho de Rogério Guilherme.
     A apresentação do Coral teve o acompanhamento dos instrumentistas Luiz Gustavo Zago (piano/teclado), Denise de Castro (piano/teclado), Marco Wagner (violão), Rafael Calegari Ramos (baixo), Wellinghton d`Sá (bateria/violão), Altair Debona Castelan (bandoneon), Jovenil Pereira dos Santos (acordeão), Marina Beraldo (flauta), Fred Bavasso da Silva (percussão) e Dirso Anderle (harmônica).
     Com o ato, a Corte catarinense pretende ser vista não somente como um órgão de fiscalização e orientação da gestão pública, mas, também, como um espaço de divulgação cultural, possibilitando uma integração mais intensa com a sociedade.
 
As músicas que constituem as 13 faixas do CD:



1. Ilha (Altair Debona Castelan) - Arranjo Vocal do Autor
2. Lagoa da Conceição (Orlando Mello - Neco) - Arranjo Vocal: Carlos Lucas Besen
3. Nas Manhãs do Sul do Mundo (Daniel Lucena) - Arranjo Vocal: Luiz Fernando Melara
4. Terra das Aroeiras (Nélson Wagner) - Arranjo Vocal: Moacyr Pórtes
5. Canto da Despedida ( Osvaldo Ferreira de Melo) - Arranjo Vocal: Rogério Guilherme de Oliveira
6. Maria (Folclore da Ilha de Santa Catarina) - Arranjo Vocal: André Franzoni
7. Cantigas do Boi-de-Mamão (Folclore da Ilha de Santa Catarina) Carlos Lucas Besen
8. Chega (João Carlos de Souza) - Arranjo Vocal: Maurício Soares
9. Canção Praieira Nº 4 - Florianópolis (Osvaldo Ferreira de Melo & Aníbal Nunes Pires) - Arranjo Vocal: Emanoel Paulo Peluso
10. Lua Mansa (Álisson Mota) - Arranjo Vocal: Carlos Lucas Besen
11. Sempre é Assim (Jorge Coelho) - Arranjo Vocal: Rogério Guilherme de Oliveira
12. Lundum (Neno Miranda) - Arranjo Vocal: Rogério Guilherme de Oliveira
13. Rancho de Amor à Ilha (Zininho) Hino de Florianópolis - Arranjo Vocal: Aldo Krieger

 
Saiba mais:



O Coral do Tribunal de Contas de Santa Catarina foi instituído pela Resolução TC-06, de 02 de setembro de 2002. A denominação Coral Hélio Teixeira da Rosa foi uma homenagem ao maestro catarinense e pesquisador da história da música do Estado que também foi servidor do TCE. O grupo, que em 2006 foi aberto à comunidade, conta hoje com 31 cantores, a maioria integrantes do corpo funcional.

 
COMPOSIÇÃO- Servidores e Amigos do TCE/SC:







Sopranos
 
Cristina de Oliveira Rosa Silva
Elisabeth Faraco Cantelli
Eneida Alves Tavares
Gabriela Caldeira de Andrada
Glaci Refosco
Maria do Carmo Coan Farias
Maria Elsa Francisco Bueno
Marina Clarice N. Custódio
Maristela Seberino Ros da Luz
Rosemari Machado
Simone Cunha de Farias
Vanessa da Cunha Rocha
Vanilda Joenck Ribeiro

Contraltos
 
Ana Maria B. de Melo
Elisabete Peluso
Helen Linden
Maria da Graça S. Caldeira de Andrada
mariléa pereira
Vera Lúcia Faria Caldeira de Andrada

Tenores
 
Armando Corrêa Mattos
Edú Marques Filho
Ernani Ros da Luz
Francisco Carlos Leal
Marlon Édson Köenig
Mauri Pereira Júnior
Moisés de Oliveira Barbosa
Nilton dos Santos
wallace da silva pereira

Baixos
 
Edmundo Simone Neto
                                                                              Kliwer Schmitt
Marcelo Brognoli da Costa
Rogério Felisbino da Silva
Romualdo Caldeira de Andrada

 
Galeria de Fotos
Fechar
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques