Dia Mundial de Combate às Drogas é lembrado no TCE

qua, 25/06/2008 - 15:23

Para marcar o Dia Mundial de Combate às Drogas nesta quinta-feira, 26 de junho, o Departamento de Recursos Humanos, através da Divisão de Assistência à Saúde, ciente da importância do desenvolvimento de ações para prevenir o consumo de drogas lícitas e ilícitas junto ao público interno, disponibiliza, para reflexão, informações que abordam a questão no ambiente de trabalho. A iniciativa é do coordenador do PROTC — Programa de Prevenção e Acompanhamento à Dependência do Álcool e Outras Drogas no TCE—, Valmor R. Machado Júnior.
     O PROTC — oficializado e deflagrado em 05 de novembro de 2004 — nasceu com a proposta de alertar e conscientizar o público interno sobre os problemas relacionados ao consumo de álcool e outras drogas e contribuir para a prevenção e redução dos riscos causados pelo uso dessas substâncias. A meta, a exemplo de outras iniciativas coordenadas pela Divisão de Saúde, é contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos servidores do Tribunal de Contas.
     A preocupação com o consumo de drogas, também tem reflexos em nível nacional. O Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, no dia 19 de junho abriu oficialmente a X Semana Nacional Antidrogas, no Palácio do Planalto, Brasília. Na ocasião, o presidente sancionou o Projeto de Lei de Conversão nº 13/2008, que proíbe a venda de bebidas alcoólicas nas rodovias federais do Brasil. Este ano, a Semana tem como tema a “Prevenção na Comunidade”.
     Para se ter uma idéia das estatísticas alarmantes decorrentes do consumo de drogas, dados repassados pela Divisão de Assistência à Saúde do TCE apontam que a dependência de drogas, principalmente as lícitas como o álcool e o tabaco pode comprometer os relacionamentos no nível familiar e de trabalho e está relacionado a 50% dos acidentes de trabalho, 75% dos acidentes de trânsito com vítimas fatais e 39% das ocorrências policiais. Outros números preocupantes estão têm relação com a alta taxa de ocupação hospitalar — 32% dos leitos e 40% das consultas psiquiátricas são destinadas a pacientes com abuso de drogas.
     A Organização Internacional do Trabalho (OIT) estima que para cada 10 trabalhadores um é dependente de algum tipo de droga e que este funcionário tem três vezes mais chances de tirar licenças  médicas. O consumo de drogas ilícitas atinge 4,2% da população mundial. Segundo a OIT o problema proporciona uma perda de produtividade para a economia das nações de, aproximadamente, 0,15% do PIB. A organização constata, ainda, que a questão não está restrita só aos trabalhadores de baixa renda, pois também é alto o número de dependentes de drogas nos trabalhadores que ocupam os altos escalões. Demitir não resolve o problema. Um estudo do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) revela que para cada dólar investido em programas de prevenção e recuperação, as empresas obtêm um retorno de dois a cinco dólares.

O que é a Semana Nacional Antidrogas?

Instituída em 1999, a Semana Nacional Antidrogas é uma parceria da Secretaria Nacional Antidrogas (Senad) com órgãos da Administração Pública Federal, Conselhos Estaduais e Municipais de políticas públicas sobre drogas e entidades da sociedade civil, acontece de 19 a 26 de junho.
     O período foi escolhido por iniciar na data de criação da Senad (19 de junho) e encerra-se no dia 26 de junho, considerado o Dia Internacional da Luta contra o Uso Indevido e o Tráfico de Drogas.
Fonte: http://www.senad.gov.br/