Embaixador da Colômbia destaca importância dos Tribunais de Contas

seg, 03/09/2007 - 00:00

O presidente do Tribunal de Contas do Estado, José Carlos Pacheco, recebeu, na tarde desta segunda-feira (03/09), a visita protocolar do embaixador da Colômbia no Brasil, Mário Galofre Cano. O representante do governo colombiano ressaltou a importância do papel dos Tribunais de Contas, especialmente o de Santa Catarina, para a fiscalização e transparência das contas públicas.
          Na ocasião, o conselheiro Pacheco informou que a Corte catarinense está entre os três órgãos de controle externo do Brasil que têm a autorização do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para fiscalizar obras em Santa Catarina como a construção e restauração de rodovias, por exemplo, com recursos disponibilizados pelo organismo internacional. "A qualidade dos nossos técnicos foi essencial para que conquistássemos a confiança do BID", enfatizou.
          A parceria com outros poderes e órgãos também foi destacada. "Fizemos convênios com a Assembléia Legislativa, Ministério Público e Receita Federal para troca de informações", disse, salientando que a administração participativa foi iniciada em gestões anteriores.
          Acompanhando o embaixador Mário Cano, o cônsul honorário no Brasil para os estados de Santa Catarina e do Paraná, Carlos Enrique Franco Amastha, falou do trabalho preventivo do TCE. Entre as ações mais recentes de prevenção, o presidente José Carlos Pacheco destacou a realização de 12 etapas do 10º Ciclo de Estudos de Controle Público da Administração Municipal. O evento é uma das iniciativas do Tribunal para prestar orientação aos gestores públicos do Estado, neste caso voltado para os administradores - prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, técnicos - dos 293 municípios catarinenses.
          A primeira etapa já foi realizada em Florianópolis, no dia 31 de julho, e as outras 11 acontecem entre os dias 10 e 28 de setembro, nas cidades de São Miguel do Oeste, Maravilha, Chapecó, Concórdia, Joaçaba, Lages, Rio do Sul, Blumenau, Joinville, Tubarão e Criciúma. "A orientação preventiva reflete positivamente no bom desempenho das administrações e, conseqüentemente, no trabalho do Tribunal", apontou Pacheco.
          Durante a visita, o conselheiro fez questão de presentear o embaixador com a publicação "Tribunal de Contas de Santa Catarina: 50 anos de história", o "Para onde vai o seu dinheiro 4" - versão simplificada das contas do Governo do Estado, referente ao exercício de 2005, dois exemplares do boletim Informação, e o livro  "Ética, Governo e Sociedade", de autoria do conselheiro Salomão Ribas Junior. Duas peças em cristal, produzidas em Blumenau, também foram entregues, a exemplo de um CD do coral Hélio Teixeira da Rosa, lançado recentemente, que valoriza peças populares e folclóricas de compositores catarinenses e a cultura musical da Ilha de Santa Catarina.
          O embaixador Mário Cano, por sua vez, fez questão de agraciar o presidente Pacheco com a entre de um exemplar do livro "Colômbia 360°", que mostra a cidade e o povo colombiano a partir de fotografias panorâmicas.