menu

Levantamento do TCE/SC reforça necessidade de ações de prevenção ao contágio por coronavírus neste Carnaval

sex, 25/02/2022 - 20:12
Levantamento do TCE/SC reforça necessidade de ações de prevenção ao contágio por coronavírus neste Carnaval

Com o objetivo de orientar as secretarias municipais de saúde em movimentos preventivos à expansão do número de casos de Covid-19 no Estado por causa do Carnaval, o Tribunal de Contas de Santas Catarina (TCE/SC) finalizou nesta quinta-feira (24/2), e repassará aos municípios, ao Governo do Estado e à Federação Catarinense de Municípios (Fecam), uma radiografia do atual momento da pandemia e a importância do reforço de ações contra o contágio da doença. O levantamento abrangeu 102 municípios.
“Este trabalho visa a dar continuidade ao acompanhamento da situação pandêmica no Estado e surge da concepção desta Corte de Contas quanto à necessidade de unir esforços – por se tratar de uma tarefa coletiva – no enfrentamento e na contenção do contágio do coronavírus, de forma a contribuir com as ações positivas do poder público”, diz o documento. 
Organizado pela Diretoria de Atividades Especiais (DAE), o levantamento reforça às administrações municipais a importância de intensificação da aplicação da vacina, propondo ampla divulgação e visitas domiciliares, a capacitação de equipes de saúde, a adoção de um protocolo seguro para eventos, o cancelamento de festividades e a fiscalização mais rigorosa de estabelecimentos comerciais, entre outros pontos.  
Segundo o texto, especialistas da área da saúde entendem que o Estado não pode “baixar a guarda” e que são necessárias ações de mitigação de contágio e vacinação em massa. O levantamento mostrou que até a última quarta-feira (23/2), os municípios que contribuíram com dados tinham 36,47% de vacinação entre crianças de 5 a 11 anos, 82,89% de adolescentes e que 32,97% dos adultos receberam a dose de reforço (entre os idosos, esse percentual é de 77,7%) 

O questionário
Os municípios responderam a cinco perguntas:
a) Adere ao protocolo de evento seguro em situações de aglomeração? 
b) Desconsiderando as medidas de proteção individual, quais as medidas adotadas pelo município para frear o aumento do número de casos de covid?  
c) Qual o número de vacinados e não vacinados em seu município (demonstrando o número entre adultos, adolescentes e crianças)?  
d) Quais as medidas adotadas para incentivar a vacinação, especialmente da dose de reforço em adultos e dose inicial em crianças?  
e) Quais as medidas adotadas para assegurar o retorno seguro das aulas presenciais? 

Convidados a responder às questões, quatro dos 10 municípios mais populosos não se manifestaram: Criciúma, Itajaí, Jaraguá do Sul e Palhoça. Também optaram por não responder municípios que têm tradição em festas carnavalescas, como Balneário Piçarras, Garopaba, Imbituba, Laguna, Navegantes e São Francisco do Sul. 

Acompanhe o TCE/SC
www.tcesc.tc.br — Notícias — Rádio TCE/SC  
Twitter: @TCE_SC  
Youtube: Tribunal de Contas SC  
Instagram: @tce_sc  
WhatsApp: (48) 98809-3511 
Facebook: TribunalDeContasSC  

 

Galeria de Fotos
Fechar
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques