Ministro apresenta experiência do STJ com a gestão estratégica

qua, 22/08/2007 - 00:00

O ministro Humberto Martins, do Superior Tribunal de Justiça, esteve no TCE na última sexta-feira (17/08), para falar sobre "A experiência do STJ com a implementação da gestão estratégica" aos conselheiros, auditores substitutos de conselheiros, servidores, além de técnicos do Tribunal de Justiça e do Ministério Público de Santa Catarina. A palestra integrou a fase de sensibilização do público interno para a implantação de uma nova ferramenta - o sistema BSC (Balanced Scoredcard) - para aprimorar o planejamento estratégico da Instituição. Ivan Gomes Bonifácio, coordenador de Planejamento do STJ, também participou. Prestigiaram o evento, ainda, os desembargadores do Tribunal de Justiça do Esatdo, Pedro Manoel Abreu, presidente do Órgão, Jorge Mussi e Antônio do Rêgo Monteiro Rocha.
Para o ministro Humberto Martins, o sucesso da administração obedece a um plano de gestão. "Acredito que implementar o planejamento estratégico no Judiciário não é só um desafio, mas também uma necessidade, em nome da finalidade da jurisdição que, nos tempos modernos, traduz-se numa prestação célere, eficaz, qualitativa e principalmente satisfativa", disse.
Ele colocou como um dos objetivos a serem alcançados pelo STJ a chamada administração "empresarial". "Temos que competir com a administração privada na questão da qualidade. A sociedade espera muito com relação à qualidade dos nossos serviços."
Humberto Martins destacou alguns tópicos do Plano de Gestão (2006/2008). Como valores do STJ citou, por exemplo, o auto-desenvolvimento (que é a busca do conhecimento, de capacitação); o comprometimento; a cooperação; e o orgulho institucional. "Não podemos falar em qualidade, sem antes falar em recursos humanos", enfatizou o ministro Humberto Martins. O investimento que é feito em capacitação foi mostrado pelo coordenador de Planejamento do STJ, Ivan Gomes Bonifácio.
Como objetivos da atual gestão o ministro Humberto Martins citou, dentre alguns: elevar a produção de julgados; acelerar o trâmite processual; contribuir para a modernização do judiciário; e melhorar o clima organizacional.
Ivan Bonifácio, relatou um aumento de 34% na produção de julgados no primeiro semestre deste ano, em relação ao mesmo período de 2006. Ele destacou ainda que a taxa de reforma de decisões está em 14%, quando a meta a ser atingida é de 10%.
O coordenador de Planejamento do STJ enfatizou também a importância de fazer um diagnóstico atual da instituição, antes de se iniciar um processo de mudança. "Aonde queremos chegar?", "qual o caminho para chegarmos lá?" e "como avaliaremos nossos resultados?" são alguns pontos, segundo ele, a serem inicialmente considerados.
O conselheiro Salomão Ribas Junior elogiou a preocupação do ministro com as operações administrativas da Casa onde trabalha. "Antes, os magistrados ficavam quilômetros longe desses problemas. Era da cultura", disse. Salomão cumprimentou Humberto Martins pela contribuição do STJ, no momento em que o Tribunal se prepara para um novo momento de planejamento estratégico. O presidente José Carlos Pacheco registrou o sucesso da palestra na reunião de segunda-feira (20/08) com os diretores do TCE.
Planejamento Estratégico no TCE
O BSC é um sistema de gestão que auxilia as organizações a traduzir sua estratégia em objetivos operacionais, direcionando o comportamento dos colaboradores e o desempenho global.
O processo de sensibilização para o uso da ferramenta teve início na semana passada, quando funcionários do TCE participaram de atividades -palestra e oficina - com servidores do Tribunal de Contas da União, que já utiliza a ferramenta. O BSC também tem sido utilizado por outras instituições públicas catarinenses como o Ministério Público e o Tribunal de Justiça, além do Superior Tribunal de Justiça.
A implementação do processo de revisão do planejamento estratégico do TCE com a utilização do BSC está sendo coordenada pela Diretoria de Planejamento e Projetos Especiais. A palestra do ministro foi parte do Programa de Capacitação, organizado pelo Instituto de Contas.