menu

Presidente do TCE recebe título de “Cidadão Catarinense

ter, 13/05/2008 - 00:00

     A Assembléia Legislativa de Santa Catarina realiza sessão solene no dia 15/5 (quinta-feira), às 19 horas, para conceder o título de “Cidadão Catarinense” ao presidente do Tribunal de Contas do Estado, José Carlos Pacheco. A homenagem foi aprovada, por unanimidade, pela Assembléia, em sessão ordinária de 13 de novembro de 2007. O projeto de lei nº 498/07 — iniciativa deputado Júlio Garcia, presidente do Legislativo Estadual — teve o apoio de todos os líderes partidários. Na justificativa do projeto, Garcia destaca a dedicação do homenageado às causas comunitárias e seu empenho na solução de grandes temas da administração pública do Estado. O conselheiro José Carlos Pacheco é natural de Pelotas-RS, onde nasceu em 31 de março de 1940.
     Na mesma sessão solene, a Assembléia entregará o título de “Cidadão Catarinense” ao empresário Alaor Francisco Tissot, atual presidente da SC Parcerias. 

      Currículo
      Formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Santa Catarina, o conselheiro José Carlos Pacheco assumiu a presidência do Tribunal de Contas do Estado em 1º de fevereiro (biênio 2007/2009), tendo dentre as prioridades da sua gestão: o aperfeiçoamento da operação do controle externo, a orientação aos gestores públicos e a ampliação das parcerias com demais órgãos de controle com vistas ao aprimoramento da gestão dos recursos públicos em favor das atuais demandas da sociedade.
     Com 34 anos ininterruptos de trabalho no TCE — ingressou, em 19 de março de 1974 — foi nomeado por ato do Governador Colombo Machado Salles para exercer o cargo de auditor junto ao Corpo de Auditores. Nessa condição foi o primeiro a ser nomeado como conselheiro, em 2002. Já como conselheiro, foi designado supervisor do Instituto de Contas do TCE de Santa Catarina (biênio 2003/2005) e vice-presidente do Órgão (2005/2007). Presidiu, em 2005, a Comissão Organizadora, criada para promover estudos e propor ações para as celebrações dos 50 anos do TCE, e, em 2006, foi relator das contas do Governo do Estado, referentes ao exercício de 2005.
     Durante a vida estudantil, dirigiu o Diretório Acadêmico de Economia e Direito da UFSC e a Federação Catarinense de Desportos Universitários. Começou no serviço público estadual em 1970, no antigo Plameg — Plano de Metas do Governo —, e, no ano seguinte, foi secretário particular e chefe de gabinete do Governador Colombo Machado Salles.
     Com expressiva atuação comunitária, Pacheco é 1º vice-provedor da Irmandade do Senhor Jesus dos Passos, mantenedora do Hospital de Caridade, e presidente de honra do Albergue Noturno “Manoel Galdino Vieira” — entidades filantrópicas que funcionam em Florianópolis — e ex-presidente da Confederação Maçônica do Brasil. Também presidiu a Sociedade Pró Desenvolvimento de Canasvieiras e durante a sua gestão foi responsável pelas ações que garantiram a implantação do esgoto sanitário e a construção da nova Igreja daquele Balneário.  Em dezembro de 2006, tomou posse como membro efetivo do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina.

 

 

Galeria de Fotos
Fechar
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques