Servidor do TCE/SC é indicado para Academia Catarinense de Ciências Contábeis

seg, 22/09/2014 - 13:33

O auditor fiscal de controle externo Moisés Hoeggen, coordenador de Controle de Análise e Acompanhamento da Diretoria de Controle de Contas Anuais de Governo do TCE/SC, foi indicado para a categoria de acadêmico titular da Academia Catarinense de Ciências Contábeis (ACCC). A solenidade de posse ocorrerá na segunda-feira (22/9), na sede do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de Santa Catarina (CRC/SC), a partir das 19h30.

Sua indicação foi realizada durante assembleia geral da entidade, no dia 12 de setembro, pelo Prof. Nélio Herzmann, um dos 32 acadêmicos fundadores da ACCC, que possui um total de 50 cadeiras. “Foi uma grande surpresa”, declarou o servidor do TCE/SC ao afirmar que “nem cogitava a possibilidade da indicação, tão pouco a aprovação pelo colegiado”.

Para ele, compor a ACCC é uma “honra imensurável”, por vários motivos. Citou o fato da academia ser integrada por alguns dos melhores professores que teve durante a graduação, bem como por outros profissionais competentes em suas áreas de atuação, e pelo fato de a indicação e aprovação terem sido de iniciativa exclusiva dos membros. “Portanto, trata-se de reconhecimento de minha competência profissional”, completou.

Entre os critérios para a escolha estão:  ter publicado pelo menos um livro, cujo conteúdo esteja relacionado diretamente com a profissão e/ou atividade contábil; ter apresentado trabalhos em eventos da categoria contábil, devendo ser escritos, na condição de palestrante, painelista, debatedor em Congressos, Seminários ou afins, em nível nacional ou internacional; ter lecionado em cursos de graduação e de pós-graduação da área contábil em Universidades do Estado de Santa Catarina ou de outros Estados do Brasil.

Hoeggen destaca a larga atuação como perito contábil judicial como um dos pontos altos de sua atividade profissional. “Porém, a atuação no Tribunal de Contas do Estado, em especial a participação, desde 2008, das equipes que elaboraram o relatório técnico que instrui o Parecer Prévio das Contas de Governo foi fator determinante para a indicação e aprovação”, comentou.

Ao ser indagado sobre o trabalho dos profissionais de Ciências Contábeis, destacou que, na área pública, a demanda por profissionais qualificados tem crescido muito, principalmente em face das alterações introduzidas pelas Normas Contábeis Aplicadas ao Setor Público. Em sua opinião, atualmente, a contabilidade do setor público é mais complexa do que a do setor privado. No âmbito do Tribunal de Contas, ressaltou que as Ciências Contábeis são um dos fundamentos para o pleno exercício das suas competências. “Não por acaso temos no nosso quadro alguns dos melhores e mais reconhecidos profissionais da área do Estado”, enfatizou. “São estes colegas que têm contribuído para o reconhecimento do TCE/SC na orientação aos jurisdicionados e na apreciação das contas submetidas à julgamento”, acrescentou.

Junto com Moisés serão empossados outros cinco novos acadêmicos. O evento também marca a data comemorativa dos 11 anos de fundação da Academia e o lançamento do livro que conta a história da instituição, intitulado “Muito Mais do que Números: Os Dez Anos da Academia Catarinense de Ciências Contábeis”.

Saiba mais:

Graduou-se em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Santa Catarina, em 1996, e em Direito pela Universidade do Vale do Itajaí, em 2003.

Possui pós-graduação a nível de especialização em Estudos Estratégicos em Administração Pública pela Fundação ENA – Escola de Governo do Estado de Santa Catarina/Udesc. O curso é voltado à formação de gestores públicos de alto nível, fruto de termo de cooperação técnico-científica firmado entre o Governo do Estado de Santa Catarina e a L´ENA - École Nationale d’Administration da França.

Iniciou sua carreira como profissional da contabilidade no Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Santa Catarina, do qual desligou-se em março de 1998. Entre 1998 e 2004 foi sócio do Instituto Professor Rainoldo Uessler S/C Ltda., empresa especializada em perícias contábeis judiciais e auditorias. A partir de então, estabeleceu escritório próprio, exercendo a atividade pericial e, paralelamente, a advocacia.

Como perito judicial, registrou mais de 300 nomeações como perito de confiança do juiz da causa em diversas comarcas do Estado, bem como na Justiça Federal, além de um número ainda superior em consultorias periciais prestadas.

Desde 2008 exerce o magistério junto à Universidade do Sul de Santa Catarina para os cursos presenciais e virtuais de graduação em Ciências Contábeis e Direito.

Ainda no ano de 2008 foi empossado no cargo de auditor fiscal de controle externo do Tribunal de Contas de Santa Catarina, diante de aprovação em concurso público nas vagas reservadas aos profissionais com formação em Ciências Contábeis.

Em março de 2013 foi nomeado chefe da Divisão de Contas Anuais de Governo, unidade que pertencia à Diretoria de Controle da Administração Estadual e era encarregada da elaboração do relatório técnico sobre as Contas de Governo do Estado.

Desde maio de 2014 é o titular da Coordenadoria de Controle de Análise e Acompanhamento da Diretoria de Controle de Contas Anuais de Governo.