Servidores do TCE/SC, mestrandos em administração, aplicam pesquisa junto aos corpos deliberativo e diretivo

qui, 23/04/2015 - 13:38

Os auditores fiscais de controle externo João Luiz Gattringer e Luiz Gonzaga de Souza, mestrandos do curso de pós-graduação de Mestrado em Administração, da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), realizam a partir desta quarta-feira (22/4) uma pesquisa junto ao Tribunal de Contas de Santa Catarina, para analisar a influência dos stakeholders no ambiente estratégico do órgão.

Dirigida aos conselheiros, auditores-substitutos de conselheiros e seus assessores, diretores, coordenadores e chefes de divisão — totalizando 105 pessoas —, a consulta subsidiará a elaboração de artigo dos servidores do TCE/SC para conclusão da disciplina “Análise Macro Organizacional”, ministrada pelo professor Dr. Carlos Ricardo Rossetto.

O questionário, em formato eletrônico, contém 58 perguntas sobre o tema. Um e-mail, que possibilita o acesso à pesquisa, será enviado pelos mestrandos ao público-alvo. O estudo dos auditores fiscais tem como base as ações estratégicas do Tribunal de Contas catarinense no período 2012 a 2014 e considera três dimensões: aprendizado e crescimento; processos internos e resultados. “Nossa expectativa é concluirmos a pesquisa em aproximadamente 15 dias”, informaram os pesquisadores.

O curso de pós-graduação decorre de termo de parceria, por meio de convênio, entre o Tribunal e a Univali, com vistas à especialização de seu corpo de servidores.

Saiba mais:

Stakeholder (em português, parte interessada ou interveniente) é um termo usado em diversas áreas como gestão de projetos, administração e arquitetura de software, e refere-se às partes interessadas que devem estar de acordo com as práticas de governança corporativa executadas pela empresa. O termo foi criado pelo filósofo Robert Edward Freeman (1984), que o define como elementos essenciais ao planejamento estratégico de negócios.

De maneira mais ampla, compreende todos os envolvidos em um processo, que pode ser de caráter temporário (como um projeto) ou duradouro (como o negócio de uma empresa ou a missão de uma organização ).

O sucesso de qualquer empreendimento depende da participação de suas partes interessadas e por isso é necessário assegurar que suas expectativas e necessidades sejam conhecidas e consideradas pelos gestores. De modo geral, essas expectativas envolvem satisfação de necessidades, compensação financeira e comportamento ético. Cada interveniente ou grupo de intervenientes pode possuir um determinado tipo de interesse no processo. O envolvimento de todos os intervenientes não maximiza obrigatoriamente o processo, mas permite achar um equilíbrio de forças e minimizar riscos e impactos negativos na execução desse processo.

Uma organização que pretende ter uma existência estável e duradoura deve atender simultaneamente as necessidades de todas as suas partes interessadas. Para fazer isso ela precisa "gerar valor", isto é, a aplicação dos recursos usados deve gerar um benefício maior do que seu custo total.

Fonte: Wikipédia