Técnicos do Tribunal de Contas do Estado concluíram mais uma auditoria na quarta etapa do Programa Rodoviário de Santa Catarina (BID – IV), executado com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento e do governo catarinense. A auditoria, referente ao exercício de 2007, foi a quinta – e penúltima – realizada desde o início do programa, que tem como objetivo a reabilitação de 496,9 quilômetros de rodovias e a pavimentação de outros 448 – meta que deve ser atingida este ano. A avaliação do TCE sobre o desenvolvimento das ações do BID – IV atende à condição definida pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) no contrato celebrado com o Estado.
Os investimentos originalmente previstos no contrato de empréstimo, assinado em maio de 2002 entre o BID e o governo catarinense, eram de US$ 300 milhões – US$ 150 milhões provenientes do Banco e a outra metade do Estado. Porém, devido à valorização do real e ao aumento dos custos das obras, ocorridos desde a assinatura do contrato, o valor da contrapartida do Governo passou para US$ 173 milhões. Também foi necessária a readequação de algumas metas do Programa.
O contrato de empréstimo previa, inicialmente, que o último desembolso do banco deveria acontecer em 09/05/2007. “No entanto, devido ao descompasso ocorrido entre a previsão e a efetiva execução das obras, o BID concordou com duas prorrogações de prazo, sendo que a última delas tem vencimento em 09/05/2008”, ressaltam os técnicos da Diretoria de Atividades Especiais (DAE), no resumo do relatório de auditoria.
Até 31/12/2007, os investimentos previstos já tinham sido quase integralmente efetuados. Foram US$ 149.326.191,11 e US$ 155.333.433,87, aplicados pelo BID e pelo Estado, respectivamente, o que corresponde a um total de R$ 784.082.371,36. “Mesmo encerrando-se o prazo para desembolso dos recursos do BID, o Estado continuará a destinar os recursos necessários à plena conclusão das metas do contrato”, registram os técnicos do TCE no relatório da auditoria.
Os objetivos quanto à reabilitação e a pavimentação previstos no contrato foram quase todos cumpridos. No final do ano passado havia apenas uma obra de pavimentação (SC-478 – trecho que vai de Timbó Grande à BR-116) e outra de reabilitação (SC-440 – trecho que vai da Guarda do Tubarão à BR-101) (Veja quadros). Porém, o desenvolvimento de um Plano Diretor de Transporte Rodoviário que permita atualizar, compatibilizar e integrar os instrumentos de gestão rodoviária do Deinfra (Departamento Estadual de Infra-Estrutura) — previsto no contrato com o BID — continua em execução e deve ser concluído em junho de 2008. “Desse estudo será desenvolvido um novo módulo que permita medir e comparar a eficiência na execução de projetos de manutenção e de investimento, avaliando o desempenho de empresas contratadas, a eficiência dos distritos rodoviários e os resultados obtidos com as diversas modalidades de contratação e tecnologias empregadas”, registra o relatório técnico do TCE.
Cópias do relatório da auditoria do exercício de 2007 foram remetidas, no fim de abril, ao Deinfra, à Controladoria Geral da União, ao governador do Estado, à Assembléia Legislativa e à Secretaria de Estado da Fazenda. Cabe ao Deinfra remeter cópia do documento ao BID.
BID V
No último dia 05/05, representantes do BID — o chefe da Divisão de Finanças e Infra-estrutura Básica 3, Rodolfo Huici, e o especialista em transportes da instituição financeira no Brasil, Paulo Carvalho — elogiaram a atuação do TCE na fiscalização dos Programas Rodoviários com financiamento do Banco. “O serviço de auditoria realizado por este Tribunal é superior ao executado por empresas privadas”, destacaram, durante visita protocolar ao presidente do Tribunal, conselheiro José Carlos Pacheco. Na ocasião, Pacheco lembrou que o TCE de Santa Catarina foi um dos pioneiros entre os Tribunais de Contas do Brasil na área de auditoria de empréstimos internacionais com recursos do Banco — atualmente também estão credenciados pelo BID os TC’s da Bahia e do Paraná. A primeira auditoria do TCE foi realizada sobre as obras do BID III, que abrangeu os exercícios entre 1992 e 1994. (Saiba Mais)
Ainda durante a visita, Paulo Carvalho informou que está em fase de negociação mais uma etapa do Programa, o BID V. Ressaltou que a etapa será menor — a previsão é de investimentos da ordem dos US$ 71,5 milhões, sendo US$ 50 milhões do Banco e US$ 21,5 milhões da contrapartida do Governo — em função da capacidade de endividamento do Estado. Segundo ele, a expectativa é de que o empréstimo seja aprovado ainda este ano.
Além dos representantes do BID e do Deinfra, participaram da audiência, o diretor de Atividades Especiais (DAE), João Luiz Gattringer, e os auditores fiscais de controle externo, Célio Maciel e Moacir Bandeira Ribeiro — membros da equipe responsável pelas auditorias nos Programas Rodoviários.
Logo após o encontro, foi realizada uma reunião técnica, que contou, também, com a participação do diretor de Controle de Licitações e Contratações, Edison Stieven, e do coordenador de controle Otto Simões. Em discussão, aspectos relacionados à licitação para gerenciamento do BID V, em função de já terem sido desenvolvidos pelo Governo do Estado os projetos ambientais e de engenharia. A intenção do Deinfra é lançar o edital de concorrência entre os meses de junho e julho, levando em consideração as normas do Banco, adiantou Carvalho.
Saiba Mais
A auditoria no Programa Rodoviário de Santa Catarina atende à condição do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) no contrato de empréstimo celebrado com o Estado. Os trabalhos são realizados com base em convênio de cooperação técnica, celebrado com a União, por intermédio da Secretaria Federal de Controle Interno do Ministério da Fazenda. Os procedimentos de auditoria governamental estão de acordo com as normas da Organização Internacional das Entidades Superiores de Fiscalização (INTOSAI). A metodologia atende às exigências do Banco.
Quadro 01 – Obras concluídas de pavimentação até 31 de dezembro de 2007
OBRAS DE PAVIMENTAÇÃO
RODOVIA TRECHO EXT. - KM CONCLUSÃO
SC-483 Morro Grande - Meleiro 13,685 28/11/03
SC-458 Anita Garibaldi – Lageado dos Portões 23,092 25/02/04
SC-458 Lageado dos Portões – Campo B. do Sul 26,159 25/02/04
SC-426 Trombudo Central – Braço do Trombudo 15,481 24/05/04
SC-431 BR-282 – São Bonifácio 33,141 28/07/04
SC-302 Caçador – Matos Costa 48,409 30/07/04
SC-302 Matos Costa – Porto União 32,340 29/07/04
SC-458 Capinzal – Tupitinga – BR-470 33,506 27/10/04
SC-427 BR-282 – Rio Rufino 17,192 26/11/04
SC-469 Campo Erê – Saltinho 27,763 23/06/05
SC-469 Saltinho – Serra Alta 23,069 12/12/05
SC-474 São João do Itaperiú - Massaranduba 19,475 21/02/06
SC-408 São João Batista – Major Gercino 20,686 22/05/06
SC-466 Seara – Nova Itá 18,608 25/09/06
SC-417 Vila Nova – Guaramirim 23,384 22/05/07
SC-451 Curitibanos – Frei Rogério 30,357 27/11/07
TOTAL 406,347
Quadro 02 – Obras concluídas de reabilitação até 31 de dezembro de 2007
OBRAS DE REABILITAÇÃO
RODOVIA TRECHO EXT. - KM CONCLUSÃO
SC-485 Sombrio – Balneário Gaivota 7,308 18/12/02
SC-301 BR-101 – Pé da Serra D. Fca. 7,960 16/12/02
SC-450 Praia Grande – BR-101 21,877 30/04/03
SC-431 São Martinho - Gravatal 23,021 30/04/03
SC-448 Forquilhinha - Meleiro 18,042 30/04/03
SC-283 Caibi - Mondaí 19,339 21/07/03
SC-302 Lebon Régis – BR-116 26,674 25/07/03
SC-283 BR-153 – Concórdia – SC-465 20,070 25/08/03
SC-465 Lindóia do Sul – SC-283 25,274 25/08/03
SC-425 BR-470 – Otac. Costa – BR-282 55,220 23/09/03
SC-451 BR-153 - Caçador 61,500 26/11/03
SC-303 Caçador - Videira 36,258 28/11/03
SC-302 Caçador – Lebon Régis 38,652 18/12/03
SC-301 Alto da Serra D. Fca. – S. Bento do Sul 42,147 25/08/04
SC-418 Pomerode – BR470 17,430 25/09/06
SC-446 Urussanga – Criciúma 17,217 28/08/07
SC-446 Orleans – Urussanga 19,460 25/10/07
SC-303 Joaçaba – Lacerdópolis – Capinzal 29,816 17/12/07
TOTAL 487,265
Fonte: Relatório de auditoria do Programa Rodoviário de Santa Catarina – BID IV
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