TCE participa de Seminário que discute normas contábeis voltadas ao serviço público

sex, 04/07/2008 - 16:56

O diretor geral de controle dos municípios, Geraldo José Gomes, representa o Tribunal de contas do Estado, na abertura do Seminário Regional das Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público, na próxima segunda-feira (07/07), às 9h, no auditório do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina, em Florianópolis. O evento, que tem como foco debater normas contábeis voltadas ao serviço público, com o objetivo de garantir maior transparência na execução e prestação de contas dos municípios e do Estado, deve reunir cerca de 240 profissionais da contabilidade de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul.
     A promoção do encontro, que acontece nos dias 07 e 08/07, é do Conselho Federal de Contabilidade e da Secretaria do Tesouro Nacional (STN). Segundo a organização, deverão participar da solenidade de abertura o coordenador-geral de Contabilidade da STN, Paulo Henrique Feijó, o controlador do município do Rio de Janeiro, Lino Martins da Silva e a conselheira do CFC, Verônica Souto Maior, que coordena o Grupo Assessor das Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público.
     O Seminário é o quarto de uma série de cinco que estão sendo realizados pelo CFC, em todo o país, com o propósito de contribuir para a uniformização de práticas e procedimentos contábeis na administração pública brasileira. De acordo com a contadora Verônica Souto Maior, a Contabilidade Pública representa o principal instrumento de controle e acompanhamento das ações e políticas públicas, materializadas na correta aplicação dos recursos públicos, na condução ética da gestão e na obrigação dos gestores públicos de prestar contas. "Os seminários constituem um espaço democrático de construção e discussão das bases norteadoras para a edição, pela primeira vez no país, de Normas Brasileiras de Contabilidade específicas para o Setor Público", observa.