TCE/SC colabora com a avaliação das melhores ideias do 4ª. Edição do Prêmio de Boas Práticas em Saúde

sex, 20/11/2015 - 15:31

O coordenador de controle de auditoria operacional da DAE, Célio Maciel Machado, representou o Tribunal de Contas de Santa Catarina na Oficina de Avaliação da 4ª. Edição do Prêmio de Boas Práticas em Saúde de Florianópolis, no dia 29 de outubro. A atividade, que reuniu representantes de diferentes instituições públicas parceiras, foi a terceira e última fase de avaliação.

Segundo os organizadores, o objetivo do encontro foi promover uma reflexão mais profunda sobre as boas práticas selecionadas nas etapas anteriores e definir o formato de apresentação dos três trabalhos escolhidos de cada categoria: Atenção e Gestão.

Os seis finalistas do prêmio serão conhecidos no evento de premiação, no dia 4 de dezembro, no Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina.  Este ano foram 67 trabalhos inscritos.

Promovida pela prefeitura de Florianópolis, a quarta edição tem como tema “Intersetorialidade e Trabalho em Rede: caminhos para a integralidade”. A intenção dos responsáveis pelo prêmio é fazer emergir práticas que integrem diferentes agentes e setores na busca por um cuidado integral em saúde.

Método

A avaliação dos trabalhos inscritos na 4ª Edição do Prêmio de Boas Práticas em Saúde de Florianópolis ocorreu em três fases. A primeira teve caráter eliminatório e verificou se o trabalho avaliado era ou não uma “boa prática”.

A segunda fase foi classificatória e indicou para a terceira fase — oficina de avaliação —, somente sete trabalhos de cada categoria: Atenção e Gestão.

As duas primeiras foram realizadas por quatro membros da comissão avaliadora, “às cegas” (sem comunicação entre os avaliadores) e à distância. A terceira etapa, que contou com representantes do TCE/SC, da Controladoria-Geral da União, Justiça Federal, Ordem dos Advogados do Brasil, Instituto Comunitário Grande Florianópolis e Assembleia Legislativa de Santa Catarina, definiu o formato de apresentação.

Crédito das fotos: Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis