menu

TCE/SC participa de audiência pública sobre ações relacionadas ao combate à pandemia

qua, 18/08/2021 - 17:34
TCE/SC participa de audiência pública sobre ações relacionadas ao combate à pandemia

O conselheiro do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) Luiz Eduardo Cherem afirmou na manhã desta quarta-feira (18/8) que, além do combate ao vírus da covid-19, é preciso que as instituições se unam contra a desinformação. O reforço nesse posicionamento se deu durante a audiência pública para debater a situação da pandemia no Estado, organizada pela Assembleia Legislativa (Alesc).

 “Hoje, uma das maiores dificuldades é combater a negação. A saúde tem de caminhar junto com a boa informação, que é a ciência. Quem entende de saúde é a ciência, não a ideologia. Lamentavelmente, o Brasil ainda hoje tem de enfrentar esse mal. A vacinação, o uso de máscaras e o distanciamento, infelizmente, foram atacados pelo negacionismo”, afirmou Cherem.

Em sua explanação, o conselheiro citou os estudos e levantamentos que o TCE/SC têm feito em relação à pandemia, como os acompanhamentos relacionados à distribuição e aplicação das vacinas, relatou a dificuldade que é combater uma doença nova na qual os conhecimentos vão se dando conforme ela avança e elogiou as ações municipais na área da saúde. “Levou um tempo, mas o Estado também encontrou o caminho mais assertivo para enfrentar essa crise”, completou.

Outros dois pontos foram destaque na audiência pública. O atendimento às pessoas que sofreram algum tipo de consequência física ou social por causa da doença e o avanço da variante delta em território catarinense.

Sobre o primeiro ponto, a coordenadora da Associação Nacional em Apoio e Defesa dos Direitos das Vítimas da Covid-19 – Vida e Justiça, Tânia Ramos, chamou a atenção para “as milhares de pessoas jogadas à própria sorte, sem assistência para a recuperação nas áreas da saúde e social, para minimizar as consequências”. Lembrou aumentou o número de órfãos e que há pessoas que ainda não tiveram condições de retomar suas atividades por causa das sequelas da doença.

A epidemiologista Alexandra Boing fez um alerta sobre os números relacionados ao avanço do vírus no Estado. A professora da UFSC revelou que as projeções indicam um freio na redução do número de casos por causa da variante delta, que é mais contagiosa, e prevê que haverá aumento de internações e mortes. “Nosso cenário ainda não é confortável”, afirma. 

Além de deputados estaduais, que tiveram à frente o presidente da comissão de saúde da Alesc, Neodi Saretta, participaram do encontro o secretário da Saúde do Estado, André Motta Ribeiro, e o promotor de Justiça Douglas Martins, representando o Ministério Público de SC, entre outros convidados. 

   

Acompanhe o TCE/SC
www.tcesc.tc.br — Notícias — Rádio TCE/SC  
Twitter: @TCE_SC  
Youtube: Tribunal de Contas SC  
Instagram: @tce_sc
WhatsApp: (48) 99188-2308

Galeria de Fotos
Fechar
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques