TCE/SC recebe alunos de Itapiranga pelo programa Portas Abertas

qui, 11/09/2014 - 17:39
TCE/SC recebe alunos de Itapiranga pelo programa Portas Abertas

O Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) recebeu, nesta segunda-feira (8/9), 35 alunos do curso de ciências contábeis das Faculdades de Itapiranga (FAI), extremo Oeste do Estado, através do programa Portas Abertas. O grupo composto por alunos das 4ª, 6ª e 8ª fases realizou a saída de campo orientado pelo professor Vilson Sothe e pelo coordenador de curso Odir Luiz Frank. A auditora fiscal de controle externo Sabrina Maddalozzo Pivatto foi quem ministrou palestra aos estudantes.

A turma recebeu as boas vindas da diretora do Instituto de Contas (Icon), Joseane Correa, e, na sequência, assistiu alguns minutos da sessão do Pleno, antes da fala da auditora fiscal Sabrina Maddalozzo. Na ocasião, o conselheiro Herneus de Nadal, que é natural de Palmitos, município a 83 km de Itapiranga, convidou os estudantes para conhecer seu gabinete. A visita foi realizada após a explanação de Sabrina Maddalozzo.

Na apresentação, além da história, da composição e das funções do TCE/SC, a servidora da Casa mencionou números relativos a processos julgados (6072) e unidades estaduais (136) e municipais (1700) fiscalizadas pela instituição. Outro foco da exposição foi mostrar, no novo portal (www.tce.sc.gov.br), onde estão disponíveis informações sobre os órgãos e agentes fiscalizados, e até mesmo como proceder em caso de suspeita de ação ilícita. Como exemplo, citou a possibilidade de se recorrer a Ouvidoria, ou, em casos em que haja documentação, ser apresentada uma denúncia ou representação contra um jurisdicionado. Diante do elevado número de informações encaminhadas ao Tribunal para análise da Corte, Sabrina Maddalozzo destacou a importância do controle social, uma vez que “não é possível auditar tudo o que é recebido”, adiantou.

O tema despertou a atenção dos alunos e diversas questões foram colocadas durante a palestra. O professor Vilson Sothe ressaltou a importância do TCE/SC no combate a corrupção, frisando que nem todos os municípios possuem sites adequados às exigências da Lei de Acesso a Informação — lei nº 12.527/2011.  As alunas Daniela Vogel e Taís Bagestão, ambas da 8ª fase, se disseram muito interessadas nas informações que receberam sobre o Tribunal de Contas, uma vez que não tinham noção de como funcionava o órgão. O sentimento de ser bem recebido foi destacado pelas acadêmicas e pelo coordenador do curso, Odir Luiz Fank, que mencionou ainda a importância deste primeiro contato dos alunos com a instituição e com a realidade do que eles estudam.

Os estudantes que já tinham visitado também o Conselho Regional de Contabilidade (CRCSC) e a Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), após a passagem pelo TCE/SC, participaram, ainda, do 12º Encontro Catarinense de Estudantes de Ciências Contábeis (ECECON), que ocorreu nos dias 8 e 9 deste mês, na Universidade Federal de Santa Catarina.

Na próxima sexta-feira (12/9), o Tribunal recebe, também pelo Portas Abertas, outro grupo de estudantes da mesma região. São esperados 53 participantes do curso de direito da Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC), dos campi São Miguel do Oeste, Maravilha e Pinhalzinho.