TCE/SC sedia segunda reunião do grupo de estudos de tecnologias de gestão documental

qui, 20/08/2015 - 18:07

A experiência do Tribunal de Contas de Santa Catarina na gestão documental e BPM (Business Process Management – gerenciamento de processos por meio eletrônico) foi o tema da palestra desenvolvida nesta quarta-feira (19/8) pelo coordenador de desenvolvimento e manutenção de aplicativos da Diretoria de Informática (DIN), Wallace da Silva Pereira, e pelos servidores Leonardo Manzoni e Michel Andrade, durante reunião do grupo de estudos sobre Tecnologia de Gestão Documental.

O encontro, que ocorreu na sala de treinamentos do Instituto de Contas, reuniu técnicos envolvidos com gestão documental, nas áreas de arquivologia, tecnologia de informação e jurídica do Tribunal de Justiça, da Assembleia Legislativa, do Ministério Público estadual, do Tribunal Regional Eleitoral e do Tribunal Regional do Trabalho, e contou com a presença, em sua abertura, do presidente do TCE/SC, conselheiro Luiz Roberto Herbst, e do diretor da DIN, Paulo Roberto Riccioni Gonçalves.

Os técnicos da Corte de Contas catarinense fizeram uma apresentação da implantação do processo eletrônico de atos de pessoal e da busca por soluções no aperfeiçoamento do fluxo de processos eletrônicos, destacando o estágio em que se encontra, atualmente, o novo sistema e-Siproc, em fase de elaboração. “O grande desafio é aglutinar toda a informação existente no ambiente do Tribunal, que foi produzida e está armazenada de forma segmentada”, comentou Manzoni.

O grupo de estudos sobre Tecnologia de Gestão Documental reúne-se bimestralmente, em sistema de rodízio, na sede de um dos órgãos participantes, para a apresentação de soluções, debates e compartilhamento de informações e dificuldades, com o objetivo de aprimoramento da qualidade dos projetos de gestão de documentos dos respectivos participantes. Durante as reuniões são discutidos assuntos como plataformas de gestão de conteúdo corporativo, processos de digitalização de documentos em papel, gestão de conteúdos multimídia (voz e vídeos), documentos eletrônicos e legislação documental.

A primeira reunião do grupo foi realizada no TRE/SC. Nesta segunda reunião, além da palestra dos servidores do TCE/SC, ocorreram ainda dois painéis, um versando sobre os impactos da evolução tecnológica na gestão documental, coordenado pelo professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR), Stefano Kubiça; e o outro sobre a trajetória da gestão documental no TRE/SC, com os servidores Carlos Rogério Camargo e Sandra Buth Zanon, daquela corte.

Saiba mais:

Gestão documental é o conjunto de tecnologias e processos de trabalho que as organizações contemporâneas são impelidas a utilizar no desafio de trabalhar com o volume e a complexidade de informações que circulam e são produzidas para o alcance de seus objetivos institucionais.