menu

Toma posse novo auditor do Tribunal de Contas do Estado

qua, 02/07/2008 - 16:56
Toma posse novo auditor do Tribunal de Contas do Estado

     Tomou posse, nesta quarta-feira (2/7), em sessão especial do Tribunal de Contas do Estado, o novo auditor substituto de conselheiro, Adircélio de Moraes Ferreira Junior. Nomeado pelo ato nº 1151 do Governador do Estado, do último dia 25 de junho, Ferreira Jr. é formado em Ciências Contábeis, pela Universidade Federal de Pernambuco, e em Ciências Jurídicas e Sociais, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Com especialização em Contabilidade e Auditoria, também pela UFRGS, o novo auditor foi aprovado em concurso público realizado pelo TCE, em 2006.
     Ferreira Jr. tem 35 anos e é natural de Belo Horizonte. Como integrante do Corpo de Auditores terá a atribuição de presidir a instrução e relatar — nas sessões do Pleno — os processos que lhes forem distribuídos, além de substituir os conselheiros do Tribunal, em suas ausências por motivo de licença, férias ou outro afastamento legal (Saiba Mais).
     Ao tomar posse, Ferreira Jr. disse se sentir honrado em integrar o quadro funcional do Tribunal de Contas de Santa Catarina, “instituição reconhecida pela seriedade e credibilidade das suas ações”, declarou. A auditora Sabrina Nunes Iocken, coordenadora do Corpo de Auditores e aprovada no mesmo concurso, foi quem deu as boas-vindas ao colega. Ela destacou que a experiência profissional do novo auditor vai contribuir para o fortalecimento do Tribunal. Jr. trabalhou, nos últimos nove anos, como auditor fiscal da Receita Federal – delegacia de Porto Alegre. Também atuou, no final da década de 90, como auditor fiscal de tributos municipais e estaduais, em Fortaleza/CE e no Maranhão, respectivamente.
     O procurador adjunto do Ministério Público junto ao TCE, Mauro André Pedrozo, e o auditor substituto de conselheiro Gerson dos Santos Sicca, também cumprimentaram o empossado. “A chegada de mais um auditor vai engrandecer o trabalho feito pelos demais auditores”, disse Sicca, também aprovado no concurso de 2006.
     O conselheiro César Filomeno Fontes, supervisor do Instituto de Contas (Icon), falou em nome dos demais conselheiros. “Não tenho dúvidas de que ele desempenhará suas atividades com a honra e a responsabilidade que a função exige”, disse o conselheiro. Fontes aproveitou a oportunidade para lembrar que, Ferreira Jr. e os outros 31 servidores que tomarão posse, amanhã (03/07), na função de auditores fiscais de controle externo, participarão de um curso de capacitação. Coordenado pelo Icon o programa tem o objetivo de oferecer informações sobre o funcionamento do Tribunal, para que os novos servidores possam iniciar suas funções com um conhecimento mais detalhado das atividades do Órgão.
     A exemplo do novo auditor substituto de conselheiro, os demais 31 servidores foram aprovados em concursos públicos realizados em 2006.  Na carreira de auditor fiscal de controle externo serão empossados 15 da área de ciências jurídicas, 11 contadores, um administrador, um engenheiro civil e três da área de ciências da computação. O evento está marcado para às 10h, no auditório do TCE. No mesmo dia, às 15h, começa o programa de capacitação, sob a coordenação do Instituto de Contas. A carga horária é de 42 horas, entre os dias 03 e 11/07, no auditório do TCE.

Saiba Mais
Os auditores, quando não estão substituindo conselheiros, também relatam processos. No entanto, só podem votar quando na função de conselheiros. No total, o TCE tem sete conselheiros e quatro auditores, nomeados pelo governador do Estado. De acordo com a Lei Orgânica do Tribunal (Lei Complementar nº 202/2000), os auditores devem ser aprovados em concurso público de provas e títulos, entre bacharéis em Direito, ou Economia, ou Administração ou em Contabilidade.

Galeria de Fotos
Fechar
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques